Ceará

Cultura

Mestras e mestres da cultura são patrimônios populares no Cariri cearense

Região é considerada berço de uma diversidade de manifestações artísticas e culturais

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Raimundo José da Silva, mais conhecido como Raimundo Aniceto faleceu no último dia 10 de outubro, na cidade do Crato. - Foto: Samuel Macedo

Raimundo José da Silva, mais conhecido como Raimundo Aniceto faleceu no último dia 10 de outubro, na cidade do Crato. Mestre Raimundo era o mais antigo integrante vivo da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, fundada pelo seu avô José Lourenço da Silva, ainda no século XIX. A banda dos irmãos Aniceto é uma das muitas referências que marcam a pluralidade cultural do Cariri cearense. A região é considerada o berço de uma diversidade de manifestações artísticas e culturais, onde se destaca o trabalho de mestras e mestres da cultura que são verdadeiros patrimônios históricos da tradição popular no Cariri.

Viver é cultura

Francisco Joventino da Silva, o Mestre Dodô, é herdeiro do Reisado Franciscanos, que foi criado em 1936 no Sítio Gonçalo, na cidade do Crato. Hoje, Mestre Dodô comanda o Reisado São Francisco desde que o fundou em 2001, com novos brincantes e remanescentes do antigo Reisado Franciscanos. No seu comando, o Reisado São Francisco mantém as apresentações, contando hoje com 24 brincantes. Para Mestre Dodô, o ato de viver é também uma forma de fazer cultura. “Tudo que a gente inventa é cultura. Eu, quando estou com um traje desses, eu estou com vida nova, eu estou com 18 anos. É só alegria”, conta o mestre.

Respeito

Mestra Maria de Tiê ganhou seu título por ser a guardiã da tradição da dança do coco e do maneiro pau, sendo mestra da cultura do Cariri e do estado do Ceará. Nascida como Maria Josefa da Conceição, Mestra Maria de Tiê mantém viva a tradição das danças populares na Comunidade Quilombola dos Sousa, localizada no município de Porteiras. A mestra sente orgulho e respeito por seu título. “O meu nome de mestra significa que eu tenho muito respeito pelo povo do Cariri e o povo também tem respeito por mim. É uma honra para mim ser mestra daqui do Cariri” diz a emocionada Mestra Maria de Tiê.


Mestra Maria de Tiê ganhou seu título por ser a guardiã da tradição da dança do coco e do maneiro pau. / Foto: Secult-CE

O berço nas Romarias

Com uma localização geográfica que congrega uma parte de diferentes estados do nordeste entre seus limites, a cultura da região é formada por muitas fontes, sendo reconhecida como um polo cultural e artístico de relevância estadual e nacional, com a presença de expressões únicas da região, como é o caso das Romarias, eventos religiosos anuais que reúnem milhares de pessoas em Juazeiro do Norte. As romarias formam essa diversidade de encontros culturais entre as localidades de origem de romeiros que fixaram morada na região ao longo dos anos.

“Na época eles vinham não só para fazer Romaria, mas muitos se alojavam por aqui e com eles vinham as suas manifestações. As Romarias fizeram brotar por aqui toda essa pluralidade”, explica Josiel Bernardo, produtor cultural e ator.

Entre reisados, mostras culturais, lapinhas e muitas outras expressões artísticas, o Cariri cearense se mostra ao mundo como um caldeirão de arte e cultura popular.

Edição: Monyse Ravena