Ceará

Pandemia

Coronavírus: Consórcio Nordeste aponta possibilidade de nova onda no Ceará

Baixo isolamento social, eventos com aglomerações e sem uso de máscaras estão entre as possíveis causas

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Cinco municípios cearenses terão regras mais rígidas contra o avanço da covid-19 - Roberto Parizotti/FotosPublicas

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quatro bairros de Fortaleza concentram um grande número dos novos casos de covid-19 na cidade. O boletim epidemiológico publicado neste sábado (24), mostra que os bairros Centro, Meireles, Mucuripe e Cocó apresentaram, em uma diferença de uma semana, um avanço substancial do número de casos confirmados de covid-19. Situação parecida também vive cinco cidades do interior, que terão medidas mais rígidas contra o coronavírus após apresentarem uma elevação dos números.

Em Fortaleza a média móvel estimada na última semana é 38% maior à registrada duas semanas atrás, é o que estima a SMS. Além dos bairros que concentram o maior aumento há também um recorte da faixa etária, o informe epidemiológico aponta que a faixa de 20 a 39 anos é a que concentra a maior número de novos casos confirmados. Um dos possíveis motivos deste aumento é a realização de eventos onde há aglomerações e pouco uso de máscara por parte dos participantes, o que levou o Governador Camilo Santana (PT) a proibir mais uma vez eventos em locais fechados em todo o estado.


No gráfico é possível ver uma elevação na última semana / IntegraSUS

Já no interior do Ceará cinco cidades apresentaram tendência de alta de novos casos do coronavírus, Crateús, Icó, Juazeiro do Norte, Russas e Tauá. Devido ao aumento do número de casos confirmados essas cidades foram alvo de recomendações de medidas mais restritivas para frear o crescimento de novos casos no interior. Uma das possibilidades desse aumento é são as aglomerações em decorrência das campanhas eleitorais, “tenho visto imagens absurdas de desrespeito às normas sanitárias em alguns atos de campanha, o que estaria provocando aumento de casos em alguns municípios”, falou o governador Camilo Santana. 

O município com maior número de casos confirmados e óbitos entre os cinco municípios é Juazeiro do Norte, com 16.086 casos confirmados e 290 mortes em decorrência da covid-19, os dados são da plataforma IntegraSUS, do Governo do Estado. Em seguida está a cidade de Cratues, com 6.105 casos e 95 óbitos pela doença. Por fim estão Russas, com 3.215 casos confirmados e 66 óbitos, Tauá com 2.692 casos e 44 mortes e Icó com 1.985 casos e 28 óbitos. Os cinco municípios estão intensificando as regras de isolamento social.

O Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste afirma que a situação epidemiológica no Ceará mudou drasticamente. O estado que vinha com uma boa recuperação teve um aumento considerável de óbitos, além de uma transmissibilidade maior que um, o que indica que cada pessoa com coronavírus pode infectar mais de uma pessoa, concluindo que pode acontecer uma nova onda de casos. Ainda segundo o Comitê Científico o isolamento social no Ceará é considerado baixo, embora a ampla testagem seja um ponto positivo no estado.
 

Edição: Monyse Ravena