Ceará

Meio Ambiente

MST realiza semana de plantio de mudas em assentamentos e acampamentos rurais

No Ceará, o movimento já realizou o plantio de mais de 10.000 mudas

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
A ação faz parte do plano nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis” - Foto: Sidineia Camilo

Entre os dias 20 e 26 de setembro, o Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras sem Terra está realizando o plantio de mudas em assentamentos e acampamentos rurais por todo o país. A ação faz parte do plano nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis” que tem o objetivo de promover a segurança alimentar e a biodiversidade através do plantio de 100 milhões de árvores em 10 anos. 

A campanha nacional de plantio de mudas teve início no dia 20 de setembro. Com o tema “Plantemos a Resistência: Contra o Genocídio e o Despejo”, a campanha tem como objetivo, além de promover o reflorestamento de áreas degradadas, intensificar as denúncias contra a política do governo de Jair Bolsonaro, que recentemente intensificou as crises ambientais com a constante destruição da Amazônia e do Pantanal. O Plantio também será feito em memória das vítimas de coronavírus no país. 

No Ceará a ação será realizada em coletivo com a juventude do MST.  “Para semana do dia da árvore temos planejado ações simbólicas de plantio de árvores em homenagem aos mortos pela covid-19, uma ação em cada região. O MST do Ceará já plantou 10.604 mudas, nativas e frutíferas” explica Luz Elena, integrante da juventude do MST Ceará. A campanha segue até o dia 26 com o objetivo de massificar o plantio em áreas ameaçadas de despejo no Ceará.

Edição: Monyse Ravena