Ceará

Eleições 2020

Conheça os candidatos à Prefeitura de Fortaleza nas eleições 2020

Ao todo, 10 candidaturas vão disputar a vaga do executivo municipal da capital cearense

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro, caso haja segundo turno, esse será realizado no dia 29 de novembro. - Agência Brasil

Em um ano atípico por conta da crise causada pelo coronavírus, as eleições não serão, ao menos diretamente, afetadas pela pandemia e acontecerão seguindo todos os protocolos de prevenção à covid-19. Com isso, a corrida eleitoral à Prefeitura de Fortaleza já tem os candidatos definidos. Ao todo, 10 candidatos disputam a vaga do executivo municipal da cidade. O primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro, caso haja segundo turno, esse será realizado no dia 29 de novembro. Confira os nomes que concorrem à Prefeitura de Fortaleza:

Luizianne Lins (PT)
Luizianne é jornalista, professora da Universidade Federal do Ceará, foi prefeita durante dois mandatos, 2005 a 2012, vereadora, deputada estadual e, atualmente, está no seu segundo mandato de deputada federal. O PT escolheu como vice na chapa o também petista Vladyson Viana, que ocupa o cargo de secretário de finanças e planejamento do PT no Ceará.

Sarto Nogueira (PDT)
Presidente da Assembleia Estadual do Ceará, José Sarto foi escolhido pelo Partido Democrático Trabalhista durante uma prévia interna, concorrendo com outros 4 pré-candidatos. José Sarto, que já venceu sete eleições para deputado estadual, terá como postulante ao cargo de vice-prefeito Élcio Batista (PSB), ex-chefe da casa civil do governo Camilo Santana (PT). A chapa terá apoio do PSB e Cidadania.

Professor Anízio (PCdoB)
Será a primeira vez que o Professor Anízio concorrerá às eleições para prefeitura de Fortaleza, formado em história pela Universidade Estadual do Ceará, Anízio foi presidente do Sindicato dos professores Apeoc, terá como vice a médica e professora da Universidade Federal do Ceará, Helena Serra Azul.

Renato Roseno (PSOL)
Roseno irá disputar pela terceira vez a Prefeitura de Fortaleza, deputado estadual pelo segundo mandato, advogado, militante dos direitos humanos e atualmente deputado estadual, Renato terá como candidata a vice-prefeita a líder comunitária e militante do PCB Raquel Lima. A chapa será formada pelo PSOL e PCB.

Paula Colares (UP)
A Unidade Popular pelo Socialismo (UP) lançou a pedagoga, Paula Colares como candidata à Prefeitura de Fortaleza, tendo como vice o bancário, Serley Leal. Paula é ligada ao movimento estudantil da Universidade Federal do Ceará (UFC) e também faz parte do Movimento de Mulheres Olga Benário. A UP foi criado em 2016 e essa é a primeira vez que lançará candidaturas.

Célio Studart (PV)
O Partido Verde oficializou o deputado federal, Célio Studart como candidato à Prefeitura de Fortaleza. Studart é advogado e tem como principais bandeiras a causa animal e meio ambiente. Tem como vice o também advogado, Francisco Galba Viana. O candidato iniciou a carreira política em 2016, quando foi o candidato a vereador de Fortaleza mais votado. Em 2018, disputou cargo de deputado federal e foi o segundo mais votado. 

Heitor Férrer (Solidariedade)
O partido Solidariedade (SD) lançou a candidatura do deputado estadual, Heitor Férrer, que tem como vice o deputado estadual, Walter Cavalcante (MDB). Esta é a quarta vez em que Heitor Férrer vai disputar à prefeitura de Fortaleza. Férrer é médico e foi vereador de Fortaleza quatro vezes seguidas, de 1989 a 2002, e está no quinto mandato como deputado estadual. 

Capitão Wagner (Pros)
O Pros definiu a candidatura do Capitão Wagner para prefeitura de Fortaleza, o atual deputado federal disputou a última eleição municipal, perdendo para Roberto Cláudio (PDT). Terá como sua vice a advogada Kamila Cardoso.A chapa terá apoio do PMN, PMB, PTC, DC, PSC, Avante, Podemos e Republicanos.

Samuel Braga (Patriota)
Samuel Braga é presidente estadual do partido Patriota e disputará as eleições ao lado da vice, Roberlene Rodrigues, também do Patriota. O Patriota foi o primeiro partido cearense a definir candidato à Prefeitura de Fortaleza.

Heitor Freire (PSL)
O deputado federal Heitor Freire é o candidato oficial à Prefeitura de Fortaleza pelo Partido Social Liberal (PSL). A candidata à vice é a cabo da Polícia Militar, Laurice Maia, também do PSL. Heitor está no primeiro mandato como deputado federal e essa é a primeira vez em que disputará um cargo no executivo.

Edição: Monyse Ravena