Ceará

2020

Saúde, emprego e segurança devem ser temas centrais em Fortaleza nas eleições

Cenário ainda é incerto para a maior parte dos partidos na definição dos candidatos

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O Paço Municipal é a sede do executivo de Fortaleza - Prefeitura de Fortaleza

Falta alguns dias para que os partidos definam seus candidatos para disputa eleitoral à Fortaleza, cidade que é o sexto maior colégio eleitoral do Brasil, com mais de 1,6 milhões de eleitores. As convenções partidárias, momento em que se é escolhida a chapa na disputa majoritária, deverão ser realizadas até o dia 16 de setembro, mas os pré-candidatos já realizam atividades de formação de programa, constroem alianças e fazem reuniões com apoiadores, os principais temas das eleições também começam a aparecer. Devido a pandemia de coronavírus o calendário eleitoral foi alterado, tendo o dia de votação em primeiro turno para o dia 15 de novembro e segundo turno no dia 29 de novembro.

De acordo com a professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará, Monalisa Soares, alguns temas sempre têm certa centralidade nas campanhas, como é o caso da educação, saúde e, nos últimos anos, a segurança pública. Para Monalisa esse ano a saúde pode ter ainda mais importância, “nesse ano, em virtude da pandemia de coronavírus, no geral, está se esperando que a saúde pública seja de fato um tema que venha para o centro do momento, considerando que foi um fenômeno muito forte, exigiu-se muito esforço do poder público para ampliação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), hospitais de campanha, toda uma estrutura para dar algum nível de proteção para população diante da pandemia”. Ainda de acordo com a professora, outro tema que poderá ter maior destaque devido a pandemia é a economia, no sentido do desemprego, efeitos nos serviços e comércio.

A deputada federal Luiziane Lins, pré-candidata a prefeita de Fortaleza pelo Partido dos Trabalhadores (PT) tem realizado atividades virtuais para construção do programa de campanha, temas como segurança pública e direitos humanos, educação, trabalho e renda, estão sendo debatidos pelas redes sociais da pré-candidata. Luiziane Lins, que já foi prefeita de Fortaleza por dois mandatos, busca alianças com outros partidos, mas até agora nenhum acordo foi fechado. Outra possibilidade é a composição com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), essa coalização faz parte da base de apoio do governador Camilo Santana (PT), que têm se colocado como interlocutor para que a aliança na esfera municipal se concretize.

Já no PDT existem cinco pré-candidatos, nas prévias internas o partido tem realizado debates entre os pretendentes ao executivo municipal, entre os nomes, Idilvan Alencar e José Sarto, se destacam como os mais fortes. Ex-secretário da Educação do Ceará, Deputado Federal eleito pela primeira vez nas eleições de 2018, Idilvan Alencar tem forte inserção nos setores da educação, já José Sarto é o Presidente da Assembleia Estadual do Ceará e está no sétimo mandato consecutivo como deputado estadual. Também fazem parte das prévias internas Ferruccio Feitosa, ex-secretário da Regional II, o deputado estadual Salmito Filho e Samuel Dias, ex-secretário de Infraestrutura de Fortaleza.

O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) tem como pré candidato o Capitão Wagner, o deputado federal é o principal nome da direita para disputa municipal. Capitão da reserva da Polícia Militar se notabilizou durante o motim da categoria em 2011, foi vereador de Fortaleza entre 2013 e 2014, quando se afastou para assumir o cargo de deputado estadual. Nas eleições de 2016 foi derrotado pelo atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT). Apesar de não ter participado do motim dos policiais mascaradas deste ano, Capitão Wagner apresentou na Câmara Federal um projeto para anistiar os amotinados, contrariando a Constituição Estadual do Ceará. Alguns partidos já sinalizaram o apoio a sua pré-candidatura, Podemos, PSC e PMB são alguns deles. Não faz parte da aliança de apoio à pré-candidatura do Pros o deputado federal Heitor Freire, o líder conservador é o nome do PSL para disputar a Prefeitura de Fortaleza.

Anízio Melo é o pré-candidato do PCdoB à prefeitura de Fortaleza, professor da rede pública de ensino, foi presidente do Sindicato APEOC, tem participado de debates, a exemplo da transmissão ao vivo que fez junto aos pré-candidatos Alexandre Pereira (Cidadania) e Élcio Batista (PSB) com o tema da educação e tecnologia. Alexandre Pereira é o atual presidente estadual do Cidadania e foi secretário de Turismo de Fortaleza e Desenvolvimento Econômico do Ceará, já Élcio Batista foi secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará e Chefe de Gabinete do governador Camilo Santana. Além do PCdoB, PSB e Cidadania, outros partidos que já declararam candidaturas próprias podem renunciar para apoiar uma candidatura única. O PV que lançou, o ex-vereador e atual deputado federal Célio Studart é um deles.

O advogado, servidor público, militante dos direitos humanos e deputado federal por dois mandatos, Renato Roseno é o pré-candidato pelo PSOL à disputa da prefeitura de Fortaleza, houveram alguns diálogos para que o PSOL compusesse uma chapa com o PT, mas até agora nada foi confirmado, um provável aliado será o PCB. O recém legalizado Unidade Popular pelo Socialismo tem como sua primeira pré-candidata à prefeitura a professora Paula Virgínia Colares, já o PSTU terá o dirigente do sindicato dos trabalhadores da construção civil José Batista como pré-candidato do partido ao pleito para o executivo municipal.

Ainda fazem parte da lista de pré-candidatos à prefeitura de Fortaleza o ex-deputado estadual e ex-secretário de Agricultura do Ceará Carlos Matos, pelo PSDB e o deputado estadual Heitor Férrer, pelo SD.
 

Edição: Monyse Ravena