saúde

Em fase de testes, vacina cubana não apresentou efeitos adversos nas primeiras 48h

Único efeito registrado foi dor leve no local da injeção, que é considerado secundário e comum para todas as vacinas

|
Vacina cubana contra coronavírus, em fase de testes, foi batizada de "Soberana 01" - Cubadebate

O centro coordenador dos testes com a vacina cubana Soberana 1, cujo nome técnico é FINLAY-FR-1, anunciaram nesta quarta-feira (26) que os voluntários em que as doses foram aplicadas não tiveram nenhum efeito adverso significativo nas primeiras 48 horas após a administração do fármaco.

O único efeito registrado foi dor leve no local da injeção, que é considerado secundário e comum para todas as vacinas.

De acordo com um comunicado difundido pelo Instituto Finlay de Vacinas, que lidera o projeto, o primeiro relatório de segurança da vacina será entregue na próxima segunda-feira (31/08) às autoridades do Centro para Controle Estatal de Medicamentos, Equipes e Dispositivos Médicos.

:: Controle da pandemia em Cuba tem pesquisa contínua e monitoramento de assintomáticos ::

A vacina está na primeira fase e na primeira etapa dos estudos clínicos. Em breve, irá se iniciar os testes no grupo etário entre 60 e 80 anos de idade.

Até o momento, o cronograma previsto no ensaio clínico está sendo cumprido. É nesta fase que se avaliam a segurança, a reatividade e a imunogenicidade da vacina em adultos saudáveis entre 19 e 80 anos.

Cuba é um dos 14 países que conseguiram desenvolver uma candidata a vacina contra a covid-19 até a fase de ensaios clínicos.

*Com informações do Cubadebate.