Rio Grande do Sul

Coluna

Cuba enviou mais de 2000 médicos para o exterior para combater a covid-19

Imagem de perfil do Colunistaesd
Ao contrário dos EUA, Cuba segue solidária a outros países, enviando médicos para combater pandemia - Yamil Lage/AFP
Noam Chomsky descreveu a ilha como o único país a demonstrar “internacionalismo genuíno” na pandemia

Enquanto o novo coronavírus circula pelo globo, destruindo sistemas de saúde, os países fortemente afetados enviaram apelos por médicos. Uma pequena ilha, bloqueada no Caribe, atendeu ao chamado.

Cuba enviou mais de 2.000 médicos e médicas, enfermeiros e enfermeiras desde o início da crise. Equipes de respostas médicas de emergência da ilha rebelde pousaram na América Latina, África, Oriente Médio e, pela primeira vez, na Europa. Eles se juntaram aos mais de 28.000 profissionais da saúde que trabalham em 59 países antes da covid-19.

Nenhum outro país enviou um número tão grande de profissionais da saúde ao exterior durante a pandemia. Noam Chomsky descreveu a ilha como o único país a ter mostrado “internacionalismo genuíno” durante a crise epidêmica.

Nos EUA a organização Code Pink, uma organização que denuncia abusos cometidos pelo governo estadunidense e atua pela defesa da justiça e da paz, também realiza a campanha pela indicação ao Prêmio Nobel da Paz 2021 à Brigada Médica Cubana Henry Reeve, coletando assinatura em uma petição.

Segundo as organizadoras da Code Pink, os profissionais cubanos estiveram em mais lugares que as organizações mundiais de saúde, e pouco se fala sobre isso, pois os EUA impõem há mais de 60 anos um criminoso bloqueio econômico, político e midiático contra Cuba e seu povo.

Romperemos o bloqueio criminoso imposto a Cuba com o exemplo desses médicos, pelo que fazem e de como se doam. Das vidas que salvam, entendendo sobre o vírus e atuando para derrotá-lo. Os médicos cubanos são o exemplo do porque o Prêmio Nobel da Paz foi criado.

No próximo domingo, 30 de agosto, às 18 horas, a Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul apresenta do espetáculo “José Martí em Canto em Casa” em homenagem à Brigada Médica Henry Reeve e a sua indicação ao Prêmio Nobel da Paz. Assista no YouTube Associação Cultural José Martí RS ACJMRS. Assine nosso canal e a petição.

Edição: Katia Marko