Ceará

Arte

1º Seminário do Fórum de Performance acontece de 20 a 22 com programação online no CE

O evento reunirá artistas de performance para debater questões da área, espaços nos editais e equipamentos culturais.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Performance Desvio Padrão, 2018, Tieta Macau. - Foto: Dinho Araújo

De 20 a 22 de agosto, será realizado o 1º Seminário do Fórum de Performan(CE) – Poéticas e Políticas da Criação. A programação acontecerá de forma virtual e contará com mesas de debates, que ocorrerão sempre às 15h e às 19h e trarão artistas de todo o estado, além de alguns convidados do Maranhão, Rio Grande do Norte e São Paulo. As transmissões serão realizadas pelo canal do youtube do Porto Dragão, instituição parceira do evento. O evento também contará com acessibilidade em Libras – Língua Brasileira de Sinais.

Ao todo serão seis mesas que tratarão de questões referentes à linguagem e sua relação com instituições, o fazer e seus aspectos estéticos. São elas: Questões da Performance, Performance no Limite Institucional, Modos de Realização e produção em performance, Processos Educacionais em Performance, Espacialidades e Temporalidades da Performance e Plataformas da Performance.

De acordo com a organização do evento, a ação tem como objetivo a construção do diálogo entre artistas e instituições público/privadas no intuito de abrir espaços para incidir em situações de curadoria, produção e fomento, visando o fortalecimento da Performance Arte enquanto linguagem autônoma, buscando o respeito às poéticas e proposições de cada artista, assim como equiparação da remuneração pelo trabalho com outras linguagens cênicas, que costumam receber bem mais nos editais.

Edição: Francisco Barbosa