Mudança

Ligado ao mercado privado, André Brandão é oficializado presidente do Banco do Brasil

Até então presidente do HSBC, executivo foi indicado pessoalmente por Paulo Guedes, ministro da Economia

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
André Brandão é o novo presidente do Banco do Brasil - Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Banco do Brasil (BB) confirmou na sexta-feira (14) que o executivo André Brandão será seu novo presidente. Ele substituirá Rubem Novaes, que pediu demissão do cargo no fim de julho.

Continua após publicidade

A oficialização foi feita por meio de um comunicado institucional do banco, assinado pelo vice-presidente de Gestão Financeira e Relações com Investidores, Carlos Hamilton Vasconcelos de Araújo.

:: Tudo aponta para a saída de Guedes e fim de sua agenda, diz cientista político ::

 "O Banco do Brasil comunica que, após comunicação formal, via Ofício do Ministério da Economia, desta data, iniciou-se no âmbito do BB os procedimentos de governança necessários à confirmação da elegibilidade do Sr. André Guilherme Brandão para assumir o cargo de presidente da Companhia", diz nota.

Atualmente, Brandão é presidente do banco HSBC no Brasil – cargo que ocupa desde 2012. O executivo tem mais de 20 anos de atuação no mercado privado, com passagem também pelo Citibank.

A indicação do novo presidente foi feita pessoalmente pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, que buscava justamente alguém com forte atuação no mercado. A nomeação, portanto, é considerada uma vitória à equipe “técnica” do governo e derrota aos militares, que também pleiteavam indicação para o cargo.

Edição: Luiza Mançano