Ceará

Eleições 2020

Barbalha tem pré-candidatura com frente progressista à Prefeitura

Cidade onde Camilo Santana (PT) foi candidato à prefeito em 2000 e 2004, apresenta unidade entre PDT, PT, PSB e PCdoB

Brasil de Fato | Crato (CE) |
Da esquerda para direita, Guilherme Saraiva (PDT) e Vevé Sigueira (PT) - Foto: Redes Sociais

Barbalha que está entre as três principais cidades da Região Metropolitana do Cariri cearense e que fica a 504 quilômetros de Fortaleza, tem uma população estimada de 60.781 habitantes, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019. A cidade que é polo de saúde e de agricultura na região deu exemplo na construção de uma frente progressista para concorrer nas eleições desse ano. 

O deputado estadual Fernando Santana (PT) em transmissão ao vivo em suas redes sociais, lançou o médico Guilherme Saraiva (PDT) e o atualmente vereador Vevé Siqueira (PT), para prefeito e vice-prefeito respectivamente. A chapa conta ainda com o apoio do PCdoB e do PSB, complementando a Frente. Segundo Geraldo Sinézio, Presidente Municipal do PDT, a expectativa é que outros partidos também se somem na coligação para fortalecer a chapa em busca da eleição. O que “representa exatamente esse pensamento de uma Barbalha melhor, mais participativa, onde as pessoas possam ter um governo em que se sintam seguras”, complementa.

O pŕe-candidato à prefeito Guilherme é médico, trabalhou em Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Pernambuco, mas atualmente é gestor Diretor Executivo da Fundação Otília Correia Saraiva, mantenedora do Hospital Santo Antônio e Hospital do Coração, onde também ocupa o cargo de Diretor Clínico do Hospital Santo Antônio. Exerce ainda o cargo de Diretor Administrativo da Clínica de Doenças Renais de Barbalha (CLINIRIM). É presidente da Fundação de Educação e Cultura Soldadinho do Araripe, que desenvolve projetos de desenvolvimento e promoção social nas áreas de educação ambiental e cultura.

O Vevé Siqueira, pré-candidato a vice-prefeito, quando em 2012 foi eleito para seu primeiro mandato como o mais jovem vereador de Barbalha, com apenas 20 anos de idade.  Em 2017 no seu segundo mandato foi eleito o mais jovem Presidente da Câmara de Vereadores.

Edição: Monyse Ravena