Rio Grande do Sul

Cultura

Documentário sobre os 25 Anos da Feira do Menino Deus é um trabalho de apaixonados

O documentário foi resultado de cinco anos de filmagens nas idas semanais da família do diretor Eduardo Canto à feira

Porto Alegre | BdF RS |
A Feira Ecológica do Menino Deus nasceu em 1994 como Feira da Cultura Ecológica. Ela escoa a produção de cerca de 500 famílias todas as quartas e sábados - Divulgação

O vídeo comemorativo a um quarto de século da Feira Ecológica Menino Deus (FEMD), chamado 25 Anos da Feira do Menino Deus: A Cidade Encontra O Campo, traz a visão da paixão de dois lados de uma mesma moeda. Uma face são os produtores familiares agroecologistas, que com muito afeto cultivam o alimento orgânico no campo para trazer à feira na cidade. A outra é de uma família de moradores de Porto Alegre que ama tudo o que a FEMD representa nas suas vidas, o diretor de imagens Eduardo Canto, a artista plástica Ilana Machado e o filho deles Henrique, de sete anos.

O documentário foi resultado de cinco anos de filmagens nas idas semanais da família à feira. Quase sempre com a filmadora na busca por registrar um ângulo ainda não atingido, um movimento de câmera mais poético ou uma fala esclarecedora, de agricultores ou consumidores.

“Me sentia como pintando um quadro, sempre tentando botar na lente da câmera a beleza que enxergava”, diz o realizador do filme Eduardo Canto. Beleza esta que ia muito além da estética das cores do alimento carinhosamente expostos nas bancas. Passava também pela compreensão do que aquele espaço representa: uma forma de cultivo com respeito à natureza e um princípio de comércio que valoriza a relação entre seres humanos. “Me alegra muito apertar a mão de quem cultiva o alface que compartilhamos na nossa mesa”, diz Eduardo.

Outros objetivos do vídeo são mostrar um pouco da luta para manter a FEMD aberta, ouvir e tentar levar a voz do produtor para a rua, mostrar a comemoração feita pela conquista dos 25 anos de funcionamento e, claro, divulgar a feira. “Ainda tem muita gente que mora na Av. Getúlio Vargas e não conhece este espaço”, lembra Eduardo.

A Feira Ecológica do Menino Deus nasceu em 1994 como Feira da Cultura Ecológica. Ela escoa a produção de cerca de 500 famílias todas as quartas (11h30 às 17h) e sábados (7h às 12h30).

O documentário 25 Anos da Feira do Menino Deus: A Cidade Encontra O Campo está disponível no canal do YouTube da FEMD, podendo ser acessado por aqui

Edição: Katia Marko