Rio Grande do Sul

Nobel da Paz

Campanha pelo Nobel para os médicos cubanos será lançada oficialmente neste domingo

No RS, ato virtual da Associação Cultural José Martí será pela Rede Soberania e Brasil de Fato RS

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ato político-cultural virtual para o Lançamento da Campanha Prêmio Nobel da Paz às "Brigadas Médicas Cubanas Henry Reeve" - Divulgação

Neste domingo (26), às 18h, a Associação Cultural José Martí do RS fará um ato político-cultural virtual para o Lançamento da Campanha Prêmio Nobel da Paz às "Brigadas Médicas Cubanas Henry Reeve". Também estará comemorando os 36 anos da ACJM/RS e os 67 anos do Assalto ao Quartel de Moncada (Dia da Rebeldia Cubana). A realização será conjunta com a Rede Soberania e Brasil de Fato RS.

Idealizada pela organização francesa Cuba Linda e pelo Comitê França-Cuba, a campanha pelo Nobel para os médicos cubanos será lançada oficialmente em todo o continente americano neste domingo, dia 26 de julho, e globalmente no dia 13 de agosto, data de nascimento de Fidel Castro. 

Formada por profissionais da saúde especializados em situação de desastres e epidemias graves, a Brigada Henry Reeve atua há 15 anos. O Grupo já esteve em países como Angola, Haiti, Chile, Paquistão, Guatemala, Bolívia, México, China, Peru. Há mais de 20 equipes da brigada em atuação contra a covid-19 no mundo todo. Quase dois mil profissionais formados em Cuba compõem esses esforços.

A histórica atuação para atendimento às vítimas do ebola bola na África Ocidental em 2014 e 2015 é reconhecida mundialmente. Em 2017, a brigada recebeu o Prêmio Doutor Lee Jong-Wook 2017 de Saúde Pública, entregue pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pelo trabalho.

Criado em setembro de 2005 por Fidel Castro, o Contingente já salvou milhares de vidas em países assolados por terremotos, furacões e epidemias em diferentes regiões da África, América Latina, Caribe e Ásia. 

Confira a programação

Ato Político Cultural do Lançamento Nacional da Campanha pelo Prêmio Nobel da Paz para a Brigada Médica Cubana Henry Reeve

36 anos da Associação Cultural José Martí do RS  e 67 anos do Assalto ao Quartel de Moncada

Domingo, dia 26 de julho, às 18h

Participações

- Marajuara Azambuja, presidenta da ACJM

- Rolando Antônio Gómez Gonzáles, Embaixador de Cuba no Brasil

- Fernando Pigatto, presidente do CNS

- Salete Carollo, direção nacional do MST

- Pedro Ruas, ex-deputado estadual

- Flávio Koutzii, ex-deputado estadual

- Jussara Cony, ex-deputada estadual

- Saulo Gruginskie, médico da família e comunidade formado ELAM-Cuba

Participações culturais

- Leonardo Ribeiro

- Liane Schuler

- Tânia Farias e Mário Falcão

- Unamérica (Dão Real e Zé Martins)

Edição: Katia Marko