Paraíba

EMERGÊNCIA CULTURAL

Fóruns criam Serviço de Atendimento Cultural pra tirar dúvidas sobre lei Aldir Blanc

Iniciativa visa ampliar conhecimentos e gerar informações sobre a implementação da Lei na PB

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Divulgação - Card

O Fórum dos Fóruns da Paraíba deu início a um serviço de SAC - Serviço de Atendimento Cultural para ajudar a artistas e agentes culturais que tenham dúvidas a respeito da Lei Aldir Blanc de emergência cultural. 

A lei, que já foi regulamentada, pode gerar dúvidas quanto ao cadastro e é importante que todas e todos se informem para acessar os direitos. Para isto, é necessário entrar no grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JmOwzbc9oNhKBpvIErQcH1

O sistema do SAC funcionará em formato de plantão emergencial. A cada Plantão serão convidados agentes culturais da Paraíba e de outras localidades, assim como gestores públicos e privados, inseridos nas diversas linguagens artísticas e elos da cadeia produtiva do setor cultural. 

Para o primeiro atendimento, foram convidados agentes e gestores atuantes na construção nacional e local, que compartilharão seus múltiplos saberes, apresentando questões e informações para que o público possa entender melhor este mecanismo. 

A Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc foi sancionada no dia 30 de junho e a Paraíba receberá cerca de R$ 37,7 milhões para destinar a 3 eixos que são: i) auxílio emergencial para trabalhadores da cultura em 03 parcelas no valor de R$ 600,00; ii) auxílio para espaços e entes culturais independentes; e iii) realização de editais com piso de 20% do valor recebido pelo ente.

“Há muitas lacunas a serem respondidas, seja quanto ao cadastramento, formato de editais, os termos das regulamentações federal, estadual e municipais. Por isso mesmo devemos fazer a informação circular para fortalecer a sociedade civil neste momento de tantas novidades e de efervescência das políticas culturais. A Lei Aldir Blanc é uma conquista do movimento cultural articulado em todo o território nacional, que construiu essa caminhada com diálogo e responsabilidade”, informa o release do Fórum dos Fóruns.

Para mais dúvidas, contactar: Dina: (11) 99706-5549; Angela: (83) 9813-7111; Alexandre: (83) 9890-8685

Edição: Heloisa de Sousa