Rio Grande do Sul

Balanço

RS tem 41 óbitos e 1.321 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Até o momento o estado contabiliza 1.101 vítimas fatais e 42.239 pessoas infectadas em 437 dos 497 municípios

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado subiu para 75,2% - Rovena Rosa/ Agência Brasil

O Rio Grande do Sul registrou 41 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta quarta-feira (09). Também foram notificados 1.321 novos casos da doença. Com isso, já são 1.101 mortes e 42.239 pessoas infectadas no estado, em 437 dos 497 municípios, desde o início da pandemia. Dos casos confirmados 35. 388 são considerado como recuperados. 

Conforme a SES, as mortes são de residentes dos municípios de Novo Hamburgo (6), Porto Alegre (5), Rio Grande (4), Alvorada (2), Bento Gonçalves (2), Canoas (2), Pelotas (2), Rio Pardo (2), Cachoeirinha, Campo Bom, Caxias do Sul, Dom Pedrito, Estância Velha, Farroupilha, Fontoura Xavier, Gravataí, Guaíba, Lagoa Vermelha, Montenegro, Morro Reuter, Santa Maria, São Borja, São Leopoldo e São Sebastião do Caí. 

Porto Alegre segue sendo a cidade com maior números de casos, seguida de Passo Fundo, Lajeado, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

A taxa de ocupação de leitos no estado subiu para 75,2%. No estado a maioria dos casos é entre bancos, com 32.388; demais casos são de pretos, 2.241; pardos, 1.711; amarelos, 835; indígenas, 292; e não informado, 4.772. Sendo 53% de mulheres. 

O RS ocupa a 16º posição dos estados no balanço nacional dos casos de covid-19. 

País se aproxima dos dois milhões de infectados

O Brasil segue em segundo lugar no ranking de países com mais mortes e casos da covid-19 no mundo, atrás dos Estados Unidos. Nas últimas 24 horas, foram 1.233 óbitos e 39.924 novos casos de covid-19 em todo o país, conforme dados do do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) atualizados nesta segunda. Com isso, já são 75.366 mortes e 1.966.748 infectados no país. O estado com mais casos confirmados e mortes segue sendo São Paulo, seguido do Ceará e Rio de Janeiro, Pará, Bahia. 

De acordo com o mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), até o momento há 566,6 mil mortes e 12,7 milhões de casos confirmados no mundo. A América Latina e Caribe ocupam a segunda região com mais mortes por causa do coronavírus, atrás da Europa.

O que é coronavírus?

É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a  OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.  

Como ajudar a quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Como tirar dúvidas?

A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 - Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected]

Edição: Marcelo Ferreira