Ceará

Solidariedade

Campanha Periferia Viva doará 2 mil kits de higiene neste fim de semana em Fortaleza

Alguns bairros que receberão os kits são: Cidade Jardim 2, Bela Vista, Pirambu, Jangurussu, Messejana, Serrinha e Pici

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Os kits contêm: lenço umedecido, dois desodorantes, sabonete líquido, sabonete em barra, um litro de álcool em gel, escova de dente e creme dental. - Foto: Aline Oliveira

Teve início hoje mais uma atividade da Campanha Periferia Viva, promovida pelo Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), em parceria com Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Rede de Médicos e Médicas Populares e Congresso do Povo. Com o tema “Semana de Solidariedade: direito de quarentena. Quarentena com direitos”, a ação irá distribuir, até domingo, 28, dois mil kits de higiene pessoal em Fortaleza, nas periferias dos bairros: Cidade Jardim 2, Bela Vista, Pirambu, Jangurussu, Pedras, Messejana, Serrinha, Pici e várias comunidades.

Bruna Raquel, militante do MTD e da Campanha Periferia Viva afirma que o Movimento vem promovendo ações de solidariedade desde o início da pandemia porque, segunda ela, acredita que só a solidariedade muda a estrutura e vai contra o modelo capitalista estabelecido. “A solidariedade construída pela Campanha Periferia Viva é uma solidariedade que é estabelecida a partir da necessidade de manter o nosso povo vivo. A população da periferia necessita das ações de solidariedade para sobreviver”.

Bruna afirma que, mesmo a solidariedade sendo uma prática já comum entre os movimentos populares, a crise causada pelo coronavírus potencializou e realização e das ações. “A pandemia potencializou a nossas ações de solidariedade. É nesse momento difícil que a gente afirma que só o lado do povo, com construção popular, com articulação popular é que a gente salva vidas”.

Os kits, de acordo com ela, contêm: lenço umedecido, dois desodorantes, sabonete líquido, sabonete em barra, um litro de álcool em gel, escova de dente e creme dental.

Edição: Monyse Ravena