Ceará

CORONAVÍRUS

Governo do Ceará prorroga por dois meses a isenção da conta de água para população

Isenção da conta de luz não foi prorrogada

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Anúncio aconteceu durante transmissão ao vivo - Ascom Ceará

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou nesta terça-feira (16), através de transmissão ao vivo pela internet, a renovação da isenção para conta de água e esgoto para famílias de baixa renda por mais dois meses. A medida, que está em vigor desde o mês de abril em decorrência da pandemia de coronavírus, também isentava a população que consumia até 100 kw/h por mês da conta de energia.

A ação do governo estadual vale para famílias que consomem até 10 metros cúbicos por mês, e deverá atingir um total de 2,3 milhões de pessoas, incluindo famílias do meio rural. "Estou ampliando o pagamento da conta de água e a isenção da taxa de contingenciamento de água por mais dois meses no Ceará. Isso deverá beneficiar quase um terço da população no Estado. É uma notícia importante que estamos tomando", afirmou Camilo.

Carliana Pereira, estudante e beneficiária das isenções, define como importante as medidas de isenção durante a pandemia. Para ela, a isenção significa melhorar as condições de higiene básica, acesso à informação e lazer, através da televisão e celulares, durante a pandemia. Ainda de acordo com Carliana, “a gente sabe que com o aumento do desemprego, ainda mais nesse período de pandemia, fica cada vez mais difícil das famílias de baixa renda terem condições de pagarem essa conta, que muitas vezes vem muito alta. A isenção pode ser uma questão extremamente importante nesse momento de pandemia”.

Na transmissão ao vivo, Camilo também demonstrou preocupação devido às imagens de aglomeração em Fortaleza, citando o caso da Praia dos Crush. “Quero deixar muito claro e fazer esse apelo à população, todo e qualquer avanço para as novas fases de flexibilização vai depender dos números, nós vamos avaliar até o final da semana, como estão os números em fortaleza e no Ceará, para tomar qualquer decisão”, salientou o Governador.

Edição: Marcos Barbosa