Coluna

Legado do governo Bolsonaro: vidas e meio ambiente destruídos 

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

A entrada da covid-19 nas aldeias pode reduzir fortemente a população indígena e por atacar os mais idosos pode significar o desmonte de várias etnias
A entrada da covid-19 nas aldeias pode reduzir fortemente a população indígena e por atacar os mais idosos pode significar o desmonte de várias etnias - Evaristo Sa / AFP
Temos denúncias do crescimento exponencial de casos e de óbitos na população indígena pela covid-19

O desprezo a vida e ao meio ambiente, a destruição de vidas e do meio ambiente, sempre disse, desde o início do governo, que seria o legado irrecuperável do governo Bolsonaro.

Ele se junta à atitude genocida de Bolsonaro em relação aos povos indígenas neste momento de covid-19.

É absolutamente irresponsável a postura e, no caso dos povos indígenas que dependem quase que exclusivamente das ações do governo federal, o impacto pode ser aterrorizador.

:: Em 17 dias, número de indígenas com covid-19 cresceu 7.400% na Reserva de Dourados ::

Hoje temos denúncias das organizações não governamentais (ONGs) no conjunto das confederações dos povos indígenas, inclusive na Amazônia Sul-Americana, do crescimento exponencial de casos e de óbitos na população indígena. 

A entrada da covid-19 entre a população indígena tem impacto duplo. Primeiro das vidas, do sofrimento, das mortes que podem reduzir fortemente a população indígena. Mas mais do que isso, por atacar os mais idosos pode significar o desmonte de várias etnias.

:: Com avanço da covid-19 nas aldeias, Guarani-Kaiowá apelam por sobrevivência ::

Pode significar a saída de várias etnias do território que ocupa hoje, inclusive por estarem preocupados de alguma relação entre o território e a propagação da doença, a perda dos idosos pode significar a perda da cultura, das tradições, do conhecimento, da organização da sua própria identidade cultural indígena e com isso o desmonte da presença desses povos no território que ocupa hoje.

Pode significar um afluxo de povos indígenas para as áreas urbanas, ampliando a situação de vulnerabilidade na periferia dessas áreas, na situação de pobreza, no desgarramento do território a terra indígena e certamente significará uma avenida aberta para aqueles que querem destruir os povos indígenas, ocupar suas terras com o agronegócio, tudo aquilo que Bolsonaro pretende fazer.

:: "R$ 600 da morte": deslocamento para receber auxílio expõe indígenas à covid-19 ::

Acabo de entrar com mais um requerimento de informação questionando uma das atitudes do governo Bolsonaro que mostra o desprezo com a população indígena, que é dentro daquele programa chamado "Conte Comigo" que busca recrutar médicos do Brasil inteiro, nenhum deles foi para área indígena.

Estou questionando quanto de fatos foram, qual o número de profissionais que estavam antes da covid-19 e quantos tem hoje. Tenho recebido denúncias permanentes, diárias, dos trabalhadores e trabalhadoras em áreas indígenas de todo país da ausência do apoio do governo federal.

Nós já aprovamos na Câmara dos Deputados um projeto do qual sou coautor que cria um conjunto de ações para que o governo federal execute apoio emergencial aos povos indígenas.

Desde a garantia de renda, segurança alimentar, até acesso a saúde, inclusive tendo a participação dos governos estaduais e municipais, exatamente aquilo que esta acontecendo com o resto da população onde os governos locais tem apoiado mais o enfreamento de ações da covid-19 do que o próprio governo federal.

Vamos acrescentar também mais esse descaso e atitude genocida do governo Bolsonaro na denuncia internacional que eu e outros ex-ministros da saúde (Humberto Costa, Arthur Chioro) já fizemos à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização Mundial da Saúde (OMS) para que essas entidades internacionais observem o que está acontecendo no Brasil, não só como ação de denuncia, mas de acompanhamento e monitoramento.

Edição: Leandro Melito