Pandemia avança

Brasil ultrapassa 700 mil casos de covid-19 e mortes superam 37 mil

Brasil de Fato passa a divulgar dados das Secretarias de Saúde , após vai e vem nos números do Ministério da Saúde

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Confusão nos dados causaram reações no Brasil e no mundo - Alex Ribeiro/Ag.Pará/ Fotos Públicas

Segundo informações compiladas pelas Secretarias de Saúde (Conass) dos estados brasileiros, o número de infectados pela covid-19 até esta segunda-feira (8) chegou a 707.412. Foram registrados 15.654 novos casos nas 24 horas entre os dias 7 e 8 de junho. Ainda de acordo com as informações divulgadas, 37.194 pessoas já morreram por causa da doença. De domingo para segunda-feira, foram registrados 679 novos óbitos. 

A partir desta semana, o Brasil de Fato passa a divulgar os dados disponibilizados pelo Conass. O procedimento foi definido após dias de sucessivos atrasos na divulgação, mudanças nas contagens dos mortos por parte do Ministério da Saúde e até mesmo queda do site sobre pandemia, mantido pela pasta.

Saiba mais: Necropolítica e militarização da Saúde explicam "apagão" de dados, dizem sanitaristas

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (8), representantes do Ministério alegaram problemas técnicos, variáveis nas informações e supostas tentativas de invasão da página para justificar o vai e vem. Jornalistas perguntaram se houve interferência políticia do Palácio do Planalto, o que foi negado. No entanto, na sexta-feira (5), Jair Bolsonaro havia declarado que as mudanças ocorreram para dificultar o trabalho da imprensa. 

Em resposta, o Ministério Público Federal (MPF) abriu procedimento extrajudicial para apurar a situação. O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), chegou a divulgar que iria propor que os dados fossem consolidados pelo TCU, em parceria com os tribunais estaduais. Paralelamente, as secretárias de saúde começaram a compilar e publicar as informações no site do Conass

Covid: MPF investiga exclusão do número de mortes em divulgação do governo Bolsonaro

As inconsistências repercutiram na imprensa estrangeira e houve reação também da Organização Mundial da Saúde (OMS). O diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da instituição, Michael Ryan, afirmou que " O Brasil precisa entender onde o vírus está, como controlar os riscos. A OMS espera que a comunicação seja consistente e transparente."

Relembre: Com 35 mil mortes, Brasil se afasta de esforços mundiais para controle da covid-19

Recuo

Após as repercussões, o Ministério da Saúde informou que, a partir de um pacto com as Secretarias de Saúde dos estados, os dados serão disponibilizados pela pasta diariamente até às 18h.  Até esta segunda-feira (8), a plataforma continuava mostrando apenas os dados das últimas 24 horas e não o total de casos e mortes.

Em nota, a pasta informou que a divulgação dos números abordará o cenário atual da doença, com análise de casos e mortes por data de ocorrência.

O que é coronavírus

É uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos, os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

:: Minuto a minuto | Coronavírus no Brasil ::

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Chagas