Estudo

Governo aprova teste de vacina contra o novo coronavírus com 2 mil voluntários

Avaliação começou no Reino Unido e continuará na Unifesp; participantes serão avaliados por 12 meses

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Testes têm previsão inicial de 12 meses de duração - Reprodução

Um estudo clínico para avaliar a eficácia de uma vacina para a prevenção do coronavírus foi aprovado pela Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) na quinta-feira (4).

Inicialmente, serão vacinados 2 mil participantes no Brasil, profissionais de saúde adultos e saudáveis, a partir de 18 anos de idade, podendo chegar a 5 mil pessoas. O estudo começou no Reino Unido, em duas etapas, e terá a terceira etapa conduzida pela Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina). 

::Saiba mais: Interesse privado atrasa e encarece desenvolvimento de vacinas para coronavírus::

Os voluntários serão avaliados por 12 meses, podendo ser ampliado o número de participantes do estudo, conforme decisão da CTNBio.

É a primeira vez que o governo aprova, no Brasil, um estudo clínico de vacina contra o coronavírus. A aprovação do estudo também depende de aval de outros órgãos governamentais.

"Destacamos que a aprovação da CTNBio se refere apenas à biossegurança da vacina, que é derivada de um organismo geneticamente modificado, não desobrigando a instituição da avaliação de outros órgãos competentes, como da Anvisa, dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) e/ou da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep)", destacou o Ministério, em nota.

::Leia também: Cloroquina: o que dizem os estudos sobre medicamentos para combater o coronavírus::

Teste rápido

Também foi aprovado um projeto de desenvolvimento de dispositivos simples para o diagnóstico rápido e de baixo custo do novo coronavírus (SARS-CoV-2), que será realizado pela Universidade Federal de São Carlos.

Edição: Rodrigo Chagas