Ceará

Ceará

Em Barbalha, Início da festa de Santo Antônio do Pau da Bandeira registra aglomeração

Mesmo com formato online, os festejos do pau da bandeira reuniram grande número de pessoas em cortejo simbólico nas ruas

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Registro da aglomeração do cortejo - VcRepórter

Como Patrimônio imaterial do povo brasileiro, a Festa de Santo Antônio em Barbalha, também conhecido como Festa do Pau da Bandeira, reúne todos os anos cerca de meio milhão de pessoas. É o maior evento produzido pela cidade, que movimenta turismo, religião, cultura, economia e encanta toda a população. Este ano, devido a pandemia da covid-19, as festividades precisaram ser reinventadas.

A festa começou na manhã do dia 31 de maio com a tradicional missa de abertura, só que dessa vez de portas fechadas e com um número limitado de devotos, porém terminou o dia com aglomeração em um “cortejo simbólico” organizado pelos carregadores do pau da bandeira. Os carregadores informam em nota ter “o único propósito de manter viva a tradição e a fé dos Carregadores do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha”. Relatam ainda que não houve divulgação e a aglomeração foi incontrolável. No entanto, apesar de portar apenas a bandeira, o cortejo seguiu todo o percurso tradicional do sítio Bela Vista até o largo da Matriz - aproximadamente 3 quilômetros - acompanhado de carro de som, fogos de artifício e veículos com grupos de pessoas.  

Em nota, a Prefeitura de Barbalha afirmou não ter envolvimento na organização do cortejo realizado hoje no município. O prefeito da cidade, Argemiro Sampaio (PSDB), em resposta à comentários em sua rede social sobre sua omissão em não ter impedido o cortejo indica que “a segurança pública não é de responsabilidade da prefeitura e sim do Governo do Estado”. Enquanto isso, moradores da cidade criticam o cortejo que tomou forma de aglomeração, além de cobrarem justificativas e medidas da gestão da cidade que sejam capaz de evitar iniciativas como essa.   

Em um prazo de 15 dias o número de infectados pode aumentar devido a aglomeração, pois mesmo com uso de máscaras o descumprimento da distância de segurança traz grandes riscos de contaminação. Com uma população estimada pelo IBGE de 60.781 habitantes, no dia 31/05, de acordo com balanço da Secretaria de Saúde do município, havia 65 casos confirmados e três óbitos. No último balanço divulgado no dia 1º de junho, foram confirmados 73 casos ainda com o mesmo número de óbitos, um aumento de mais de 10% no intervalo de um dia. O Ministério Público está investigando o caso. 


Rotina da festa em 2020

A trezena em homenagem ao santo padroeiro da cidade vem sendo realizado na Igreja da Matriz e transmitida ao vivo por meio de transmissões nas redes sociais. Segundo nota da Paróquia de Santo Antonio de Barbalha, Padre Leandro explica que a igreja continua seguindo as orientações da vigilância sanitária e do ministério da saúde. “O movimento religioso está limitado às atividades realizadas na igreja transmitidas através das redes sociais”. “Portas fechadas, máscaras e álcool gel”, finaliza. 

A quermesse, agora de forma digital, contará com mais de 25 shows que valorizam os artistas locais. Serão transmitidos ao vivo em um cenário composto exclusivamente para as lives, que apesar de não ter plateia presencial, busca atrair o público para aproveitar em casa com decoração temática típica dos festejos. A programação oficial foi divulgada nas redes sociais da Secretaria de Cultura do município. A quermesse oferece entrega de comidas típicas do festejo com funcionamento disponível para a cidade. 

Edição: Monyse Ravena