Ceará

Coronavírus

Saiba o que muda em Fortaleza com o relaxamento da quarentena e a retomada econômica

O plano, que teve início ontem, 1º de junho, permite a volta das atividades de 17 setores econômicos

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Mesmo com a abertura parcial de alguns setores da economia, o decreto de isolamento social ainda está em vigor no estado do Ceará. - Foto: Érika Fonseca / Câmara Municipal de Fortaleza

O que muda com o anuncio do governo do estado do Ceará sobre a implementação do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais? O plano, que teve início ontem, 1º de junho, permite a volta das atividades de 17 setores econômicos. Essa primeira etapa é de transição e irá possibilitar a operação de 100% da área de saúde, incluindo consultórios médicos e odontológicos; 31% da cadeia da construção civil, com até 100 operários por obra e; 30% de efetivo no setor produtivo. Além dessas áreas, a etapa também contará com o retorno de percentuais de outros setores, como: indústria química e correlatos; artigos de couros e calçados; indústria metalmecânica e afins; saneamento e reciclagem; indústria e serviços de apoio; energia; têxteis e roupas; comunicação, publicidade e editoração; artigos do lar; agropecuária; móveis e madeira; tecnologia da informação; logística e transporte; automotiva; e esporte, cultura e lazer.

Mesmo com a abertura parcial de alguns setores da economia, o decreto de isolamento social ainda está em vigor no estado do Ceará. Na capital, o isolamento volta a ser moderado, já em outros sete municípios, teve início o decreto de isolamento social rígido. São eles: Caucaia, Maracanaú, Sobral, Acaraú, Itapipoca, Itarema e Camocim.

A transição levará sete dias, após esse período está programado quatro fases de retomada. A primeira fase está prevista para ter início no dia 8 de junho e deverá durar quatorze dias. As fases seguintes só serão implantadas de acordo com as avaliações das fases anteriores. A segunda fase está prevista para inicia no dia 22 de junho, a terceira fase no dia 6 de julho e a quarta fase está prevista para o dia 20 de julho.

Sobre o Plano de Retomada

A implantação do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais gerou algumas dúvidas na população. Com o objetivo de esclarecer algumas questões sobre o plano, o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista e o secretário-executivo de Planejamento e Orçamento da Secretaria do Planejamento e Gestão, Flávio Ataliba, participaram de uma live transmitida pelas redes sociais do Governo, no último domingo, 31 de maio, para tirar dúvidas dos internautas. Confira alguns pontos debatidos durante a transmissão.

Transporte Intermunicipal
Nessa primeira etapa está liberado o transporte na Região Metropolitana de Fortaleza, o transporte metroviário, o Metrofor, utilizado por pessoas que moram em cidades como Maracanaú e Caucaia e trabalham em Fortaleza. O transporte intermunicipal ainda não está liberado devido, pois os municípios estão em cenários epidemiológicos distintos.

Escolas e Faculdades
As aulas presenciais deverão ser liberadas somente na quarta fase do plano, para evitar a aglomeração de pessoas, o que significaria risco de contaminação neste momento.

Consultórios odontológicos
A partir de agora os consultórios poderão funcionar de forma plena, mas respeitando todos os protocolos de cuidados como, por exemplo, garantir o uso de EPIs.

Praias, Praças e Parques
Esses espaços, de acordo com os secretários, precisam permanecer com acesso fechado.

Shoppings
Os shoppings poderão abrir suas portas já na fase 01, mas a decisão só será tomada se correr tudo bem na fase de transição. Mas nem todas as lojas poderão abrir, será permitido somente o funcionando das lojas permitidas na primeira fase, por exemplo: farmácias, supermercados, clínicas odontológicas, óticas etc.

Funcionalismo Público
Os trabalhos continuam como estão, ou seja, em regime de teletrabalho. O que mudou foi o horário de trabalho dos servidores que atuam em serviços essenciais que precisam ir até as repartições, passando a iniciar às 9h da manhã.

Detran, Vapt Vupt e IDT
Esses órgãos continuam com suas atividades presenciais suspensas. Mas vale ressaltar o Detran já vinha oferecendo alguns serviços de forma digital.

Bares e Restaurantes
Atualmente, esses estabelecimentos já funcionam com serviços de tele-entrega, mas para inicia o atendimento presencial aos clientes, os bares e restaurante devem começar a funcionar na segunda fase, mas só em horário de almoço, das 9h às 16h. Na fase 03 eles poderão funcionar à noite, sem atrações musicais. Na quarta e última fase entra todo o restante da cadeia.

Edição: Monyse Ravena