Pernambuco

Meio Ambiente

Coletivo Sementeira faz jornada de ilustrações aliando luta política e ambiental

Coletivo sementeira vai falar de veganismo com ilustrações diárias em alusão ao dia do meio ambiente

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Esse é o primeiro trabalho do grupo, que escolheu o veganismo por ser um tema comum aos integrantes - Jota Mendes/Coletivo Sementeira

A próxima sexta, 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para contribuir na reflexão sobre os impactos da ação humana na natureza e os reflexos que já são vistos e sentidos pela população, o Coletivo Sementeria, composto por um grupo de ilustradores e ilustradoras, vai promover nas redes sociais uma jornadas de cartoons, com uma ilustração por dia relacionando a luta pela preservação do meio ambiente com o veganismo e a crítica ao modelo agropecuário e capitalista de produção. 

Com a proposta de estimular a reflexão sobre os hábitos de consumo capitalista, o coletivo posta diariamente na conta do Instagram do Coletivo Sementeira uma ilustração exclusiva com textos sobre diferentes perspectivas sobre o tema. Nas redes o coletivo explica a relação entre a exploração dos recursos naturais e o capitalismo, ressaltando que “tudo se transforma em mercadoria: animais humanos a partir da venda da sua mão de obra; animais não humanos enquanto os próprios produtos (carnes, peles, pêlos) ou até meios de produção (vacas leiteiras, galinhas poedeiras); e o meio ambiente enquanto meros ‘recursos naturais’”.

Esse é o primeiro trabalho do grupo, que escolheu o veganismo por ser um tema comum aos integrantes. Serão 11 dias de ação articulando arte, política, veganismo e luta pelo meio ambiente. O instagram do coletivo pode ser acessado clicando aqui.

Edição: Monyse Ravena