Pernambuco

Coronavírus

Articulação Recife de Luta lança plataforma com propostas diante da crise de covid-19

Dentre as demandas urgentes estão o acesso a água para todos e a instituição de um auxílio emergencial municipal

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Plataforma cobra políticas para a periferia da cidade - Andrea Rego Barros

Pensando no aprofundamento das desigualdades sociais, raciais e de gênero provocadas pela pandemia da covid-19, a Articulação Recife de Luta formulou uma plataforma com propostas urgentes para prevenção da doença nas periferias urbanas e para populações vulneráveis.

Segundo a organização, o documento defende que os poderes municipais e estadual tracem estratégias e planos de ação específicos e intersetoriais voltados para os seguintes segmentos: população em situação de rua, população encarcerada, imigrantes, mulheres vítimas de violência, pessoas que moram em situação de risco e moradores de periferias em geral.

Dentre as demandas urgentes estão o acesso a água para todos, a instituição de um auxílio emergencial no âmbito municipal, instalação de pontos de higienização em locais de maior concentração de população em situação de rua, assegurar o atendimento psicossocial e jurídico às mulheres vítimas de violência, fila única para UTIs, dentre outras.
A plataforma foi elaborada coletivamente por comunidades, movimentos, organizações e coletivos da Articulação Recife de Luta e está disponível no site da Articulação.

Articulação Recife de Luta
A Frente Recife de Luta é formada por Organizações Não-Governamentais, movimentos sociais, coletivos de pesquisa e ação e indivíduos com o objetivo de fazer com que a revisão do Plano de Ordenamento Territorial da cidade do Recife seja, efetivamente, um reflexo das necessidades e das demandas colocadas pela população.

Edição: Marcos Barbosa