Ceará

Rigidez

Coronavírus: Isolamento social rígido é prorrogado em Fortaleza

De acordo com governador do estado, foram feitos mais de 75 mil exames e que a meta é ampliar cada vez mais a testagem

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O estado do Ceará chegou a 30.560 casos confirmados da doença, com 1.900 mortes. Destaque para o número de casos recuperados que chegou a 17.544. - Foto: Mateus Dantas

O governador do estado do Ceará, Camilo Santana (PT), informou em suas redes sociais que o Ceará é o estado brasileiro que mais realiza testes de Covid-19 no País. De acordo com ele, foram feitos mais de 75 mil exames e que a meta é ampliar cada vez mais a testagem. “É fundamental a testagem. A testagem dá transparência. Se tem uma coisa que tem procurado a fazer é trabalhar com planejamento, com transparência para a população”, afirma o governador em um dos vídeos divulgado em suas redes sociais. No mesmo vídeo, Camilo também informou que está enviando testes para todas as cidades do interior do estado.

De acordo com a última atualização dos dados do IntegraSUS, sobre o coronavírus, o estado do Ceará chegou a 30.560 casos confirmados da doença, com 1.900 mortes. Destaque para o número de casos recuperados que chegou a 17.544. Fortaleza lidera o número de casos confirmados com 18.010, seguido por Caucaia, com 1.047 e sobral, com 838 casos. Cinco cidades aparecem apenas com um caso confirmado, são eles: Abaiara, Salitre, Assaré, Piquet Carneiro e Croata.

A Prefeitura de Fortaleza também disponibiliza semanalmente boletim epidemiológico com informações da doença na capital cearense. No último boletim divulgado no dia 13 de maio, os dados apontam que os maiores casos de óbitos causados pelo coronavírus se concentram, principalmente, nas regiões do Grande Pirambu, Barra do Ceará, Vila Velha, Quintino Cunha, Vicente Pinzon, Cais do Porto, São João do Tauape e Aerolândia.

O Ministério da Saúde aponta que o Brasil registrou 291.579 casos confirmados, 18.859 óbitos e 116.683 casos recuperados.

Medidas preventivas contra o coronavírus

Enquanto o presidente, Jair Bolsonaro faz discursos minimizando números que o Brasil vem alcançando com a disseminação da doença, os governos estaduais vão mostrando autonomia para enfrentar esse período de pandemia. No Ceará, por exemplo, o governo do estado vem tomando medidas de combate e prevenção ao coronavírus, como por exemplo, mais rigidez em relação ao isolamento social, construções de novos leitos para atender pacientes com covid-19, aquisição de novos respiradores, equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos.

Outras iniciativas apresentadas foram: a isenção de aproximadamente 338 famílias do pagamento da conta de água por três meses; garantiu o pagamento da conta de luz para 534.510 famílias de baixa renda também por três meses; a construção do hospital de campanha no estádio Presidente Vargas; aquisição de dois hospitais da rede de saúde privada para ofertar atendimento exclusivo à pacientes da covid-19, entre outras; a entrega de vale-gás a aproximadamente 250 mil famílias do estado.

Isolamento Social Rígido prorrogado

Ao lado do Prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio (PDT), o governador do Ceará anunciou ontem, 20, a prorrogação do isolamento social rígido até o dia 31 deste mês. Camilo Santana informou que além da capital, o governo também irá fazer recomendações para alguns municípios do interior que estão crescendo em número de casos e óbitos. Ele também ressaltou a importância da adesão à quarentena. “Faço aqui um apelo aos cearenses, vamos fortalecer esse isolamento social nos próximos dias. Sei que traz transtornos à população, mas quanto maior for o grau de isolamento nesse momento, melhor e mais rápido será nossa retomada da economia”.

Camilo afirmou que o isolamento social é umas das principais ferramentas de prevenção ao coronavírus. De acordo com ele, todas as decisões tomadas são pautadas em estudos, na ciência e no que dizem os profissionais de saúde.

Edição: Monyse Ravena