Pernambuco

História

Teatro de Santa Isabel comemora 170 anos com programação cultural online

Primeiro teatro público de Pernambuco, equipamento encontra-se fechado em virtude da pandemia

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Idealizado por Francisco do Rego Barros, o Santa Isabel foi palco de importantes peças teatrais, debates literários e políticos - Marcio Jose Bastos Silva

Inaugurado em 18 de maio de 1850, o Teatro de Santa Isabel primeiro teatro público de Pernambuco e completa hoje (18) 170 anos. Idealizado por Francisco do Rego Barros, o Barão que viria a ser o Conde da Boa Vista, o Santa de Isabel foi palco de importantes peças teatrais, debates literários e políticos. 

Após ter passado por diversas reformas ao longo de sua história, inclusive após um incêndio, o Teatro está mais uma vez com as portas fechadas devido às medidas de segurança e isolamento social necessárias ao combate da Covid-19. Então, para celebrar mais um ano de existência, o equipamento histórico está realizando uma extensa programação cultural online na página do Teatro no Instagram (@teatrodesantaisabeloficial)  durante todo o mês de maio, até o dia 27.

Neste 18 de maio, acontecerá uma live comemorativa, com as atrações: SH (Surama Santos e Henrique Albino), Publius Lentulus, Grupo Instrumental Brasil e Chorinho da Roça, todos selecionados pelo edital do projeto Santa Isabel em Cena, que teve sua programação adiada por tempo indeterminado, em função do avanço da pandemia. As atrações terão início às 19h.

Além da programação cultural, artistas, técnicos, produtores e o público irão declarar seu amor e saudade pelo Teatro enviando pequenos vídeos sobre sua relação com o Santa Isabel que estão sendo exibidos na página do Instagram durante todo o mês. 

Sobre o Teatro
Idealizado pelo presidente da província de Pernambuco, Francisco do Rego Barros, em 30 de abril foi assinada a Lei número 74, que autorizava a construção de um teatro público na cidade do Recife. Para viabilizar o projeto, diversos profissionais europeus foram trazidos e o engenheiro francês Louis Léger Vauthier foi o responsável pela obra de estilo neoclássico. Em 18 de maio de 1850, a inauguração trouxe para o palco o espetáculo O Pajem de Aljubarrota, do escritor português Mendes Leal

Mesmo tendo sido construído durante o período do regime escravista no Brasil, o Teatro não contou com mão-de-obra escravizada em sua construção e foi palco de diversos debates abolicionistas com participação de Castro Alves, Tobias Barreto e Joaquim Nabuco. Atualmente o teatro conta com uma placa em sua parede com a frase “Aqui vencemos a causa da abolição” atribuída ao abolicionista pernambucano Joaquim Nabuco que a teria proferido em um de seus debates no teatro.

Inicialmente pensado para se chamar Teatro de Pernambuco, às vésperas de sua inauguração o nome foi mudado para Teatro de Santa Isabel em homenagem à Princesa Isabel, filha do Imperador Pedro II. A sugestão veio do então governador da província de Pernambuco Hermeto Carneiro Leão. No dia 19 de setembro de 1869 o Santa Isabel foi quase totalmente destruído por um incêndio, tendo sido totalmente recuperado e reinaugurado somente em 1876.


  
 

Edição: Marcos Barbosa