Ceará

Prevenção

Movimentos populares e governador do Ceará debatem virtualmente prevenção à covid-19

A reunião virtual foi fruto da carta manifesto “Ceará Pela Vida”, enviada ao governado do Ceará no dia 5 deste mês

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Um dos objetivos da reunião foi debater alguns pontos apresentados na carta-manifesto “Ceará Pela Vida” - Foto: Daiane Mendonça

Na tarde de ontem, 11, representantes de movimentos e organizações populares se reuniram, de forma virtual, com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), alguns secretários e com os deputados estaduais Renato Roseno (Psol), Elmano de Freitas (PT) e Moisés Braz (PT). Um dos objetivos da reunião foi debater alguns pontos apresentados na carta manifesto “Ceará Pela Vida”, assinada por diversos movimentos e organizações populares do Ceará. O documento foi enviado ao governador no dia 5 deste mês. 

Em vídeo publicado nas redes sociais, Wil Pereira, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Ceará, que foi um dos participantes da reunião informou que da reunião saíram alguns encaminhamentos, dentre eles o ingresso de dois companheiros para fazer parte do Comitê de Combate ao Coronavírus no Estado do Ceará. “O próprio governador, no ato da sua fala, coloca que foi uma falha do governo, que ele, naquele momento corrigiu, e acha de estrema importância a participação dos movimentos sociais, da sociedade civil organizada no Comitê de Combate ao Coronavírus”. De acordo com Wil, a próxima reunião já está marcada para acontecer nesta quinta-feira, onde serão apresentados os dois nomes que deverão representar os movimentos e organizações populares no comitê.

Outro ponto que foi debatido foi a criação de um calendário de reuniões com as demais secretarias, inclusive as que não participaram da reunião. Segundo Wil, a ideia é se informar de qual forma os movimentos populares podem contribuir com a distribuição de máscara para poder chegar mais rápido na periferia da cidade e no campo, no interior do estado. Além disso, também contribuir no combate à fome na periferia de Fortaleza e no interior do estado.

“Eu saio dessa reunião muito tranquilo, muito feliz e tenho certeza que vamos conseguir encaminhar. Vamos conseguir mais do que nunca darmos as mãos para que nós possamos, mais do que nunca, combater esse coronavírus”, afirma.

Edição: Monyse Ravena