mobilização

Artistas assinam manifesto por um novo sistema econômico e social após a pandemia

Mais de 200 personalidades e cientistas apoiam a iniciativa lançada por Juliette Binoche e pelo filósofo Aurélien Barrau

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A cantora Madonna, a atriz Penélope Cruz e o diretor de cinema Pedro Almodóvar assinam o manifesto - Divulgação

Mais de 200 personalidades da cultura e da ciência assinaram um manifesto em defesa de uma mudança econômica e social no marco da pandemia do novo coronavírus. A iniciativa foi lançada por Juliette Binoche, atriz francesa, e pelo astrofísico e filósofo Aurélien Barrau, também francês.

O manifesto foi publicado no jornal Le Monde, com o título Contra uma volta à normalidade. O texto está firmado por astros da música, como Madonna, Ricky Martin e Iggy Pop e grandes nomes do cinema, como Penélope Cruz, Robert De Niro, Javier Bardem, Ricardo Darín e Pedro Almodóvar.

O manifesto considera que a epidemia de covid-19, relacionada à atual crise ecológica, exige uma "transformação radical em todos os níveis", mas que só será possível com um "compromisso maciço e determinado".

"A pandemia da covid-19 é uma tragédia, uma crise que, no entanto, nos convida a enfrentar algumas questões essenciais (...) A catástrofe ecológica em curso faz parte de uma 'meta-crise' porque o consumismo nos levou a negar a própria vida: a dos vegetais, a dos animais e aquela de um grande número de humanos. A poluição, o aquecimento e a destruição dos espaços naturais levam o mundo a um ponto de ruptura", afirma o texto.

Neste sentido, os autores fazem um chamado para que artistas, intelectuais, líderes mundiais e cidadãos em geral se somem à iniciativa, com o objetivo de produzir uma "reforma profunda dos objetivos, valores e economias".

"Nos parece inimaginável 'voltar à normalidade'. [...]. O balanço é simples, pois os 'ajustes' já não são suficientes. O problema é sistêmico", escrevem.

O manifesto conta com a assinatura de notáveis cientistas, diversos deles consagrados pelo Prêmio Nobel nas áreas de Física e Química, além do Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus.

Intelectuais como a filósofa ecofeminista Vandana Shiva e a jornalista e escritora Naomi Klein, importantes vozes anticapitalistas, também apoiam a iniciativa.

Edição: Luiza Mançano