Ceará

PANDEMIA

No Nordeste, Ceará segue concentrando o maior número de casos confirmados de covid-19

O número de pessoas recuperadas da doença chegou a 8.463. Fortaleza é a cidade com o maior número de casos confirmados

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
No Ceará, Fortaleza é a cidade com o maior número de casos confirmados, com 11.606, seguido de Caucaia (678), Maracanaú (380) e Sobral (270). - Foto: Mateus Dantas

De acordo com as informações da última atualização do IntegraSUS, até a manhã de hoje (11), o Ceará registrou 16.775 casos confirmados com 1.153 óbitos. Já o numero de pessoas recuperadas da doença chegou a 8.463. Fortaleza é a cidade com o maior número de casos confirmados, com 11.606, seguido de Caucaia (678), Maracanaú (380) e Sobral (270). Dezesseis municípios registram apenas um caso confirmado como Salitre, Palmacia e Aurora.

Segundo as últimas atualizações dos dados sobre o coronavírus apresentados pelo Ministério da Saúde, até o dia 10 de maio, os maiores casos da doença se concentram no Sudeste com 70.342, em segundo lugar aparece a região Nordeste com 52.700. Esse ranking é liderado pelo estado do Ceará.
 
No relatório divulgado ontem, 10, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nas Américas, o Brasil registrou 145.328 casos confirmados e 9.897 óbitos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos com chegou a marca de 1.245.775 casos, com 75.364 óbitos.

Medidas preventivas contra o coronavírus

O poder público no estado do Ceará vem realizando uma série de ações para prevenir e amenizar as consequências acarretadas pela crise do coronavírus. Desde o dia 8, por exemplo, o estado tomou medidas mais rígidas em relação ao isolamento social como controle de entrada e saída de Fortaleza com municípios limites, uso obrigatório de máscaras, entre outros.

O Hospital São José (HSJ), da rede pública da Secretaria de Saúde do Ceará, Referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, inaugurou no dia 8 de maio, hospital de campanha com 25 novos leitos de enfermaria em suas dependências. As novas instalações vão reforçar o trabalho de assistência no próprio HSJ, que já contava com 90 leitos de internação, sendo oito de UTI. 

Outras iniciativas apresentadas foram: A isenção de aproximadamente 338 famílias do pagamento da conta de água por três meses; garantiu o pagamento da conta de luz para 534.510 famílias de baixa renda também por três meses; a construção do hospital de campanha no estádio Presidente Vargas; aquisição de dois hospitais da rede de saúde privada para ofertar atendimento exclusivo à pacientes da covid-19, entre outras; a entrega de vale-gás a aproximadamente 250 mil famílias do estado.

Edição: Monyse Ravena