Ceará

Coronavírus

Ceará registra primeira morte indígena por coronavírus

Daniela Teodózio Tabajara era agente de saúde indígena e liderança do povo Tabajara, da aldeia Grota Verde, em Tamboril

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), o Ceará conta 31 casos suspeitos e 15 casos confirmados. - Arquivo Pessoal

Nesse domingo, 10, o estado do Ceará confirmou a primeira morte de um indígena por complicações causadas pelo coronavírus. A vítima foi a agente de saúde indígena, Daniela Teodózio Tabajara, de 30 anos, liderança do povo Tabajara, da aldeia Grota Verde, no município de Tamboril, a 294,8 quilômetros de Fortaleza. 

Na manhã de ontem, 10, Daniela Teodózio Tabajara foi levada de ambulância de Tamboril para o hospital na cidade de Monsenhor Tabosa, onde o quadro da paciente se agravou. Com isso, foi preciso levá-la com urgência para o hospital em Sobral, mas essa transferência não foi concluída, pois no caminho para Sobral a ambulância que fazia o seu transporte deslizou e caiu em uma ribanceira. É importante lembrar o acidente não feriu ninguém que estava no veículo, inclusive a paciente.

Com o ocorrido, Daniela precisou retornar para o hospital no município de Monsenhor Taboa, onde acabou falecendo por decorrência das complicações pelo coronavírus.

De acordo com informações do IntegraSUS, Tamboril registrou cinco casos confirmados e onze casos em investigação. Já a cidade de Monsenhor Tabosa, tem nove casos confirmadas e mais cinco em investigação. Já em relação aos dados exclusivos dos povos indígenas, o último boletim epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, do dia 9 de maio, o Ceará conta 31 casos suspeitos e 15 casos confirmados.

Edição: Monyse Ravena