Podcast

Programa Bem Viver: desigualdades estruturais agravam impactos da pandemia no Brasil

Confira também ação de solidariedade organizada pelos servidores públicos gaúchos

Ouça o áudio:

No Completo do Alemão (RJ), moradores colocam faixas nas ruas com informações sobre a covid-19 e arrecadam doações para as famílias - Bento Fábio/Coletivo Papo Reto
Confira também ação de solidariedade organizada pelos servidores públicos gaúchos

O programa Bem Viver desta quinta-feira (07) traz relatos de brasileiros que pertencem às parcelas mais vulneráveis da população e assistem aos impactos da crise de saúde desencadeada pela covid-19 agravarem as dificuldades do dia a dia.

Profissionais terceirizados e de serviços de aplicativos relatam que temem pela saúde e se sentem desamparados pelas empresas em meio à pandemia. Muitos afirmam que o custo de cuidado com a saúde e com a proteção dos produtos entregues sai do bolso dos trabalhadores.

Nas periferias de São Paulo e do Rio de Janeiro, moradores compartilham a dificuldade de realizar o isolamento vertical, uma vez que a maioria das residências não possui quartos suficientes para que pessoas do grupo de risco mantenham-se isoladas.

O programa traz ainda entrevista com Simone Magalhães, do setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que participou da formulação do Guia COVID-19: Alimentação Escolar. O material orienta o poder público e a comunidade escolar sobre boas práticas para que o direito à alimentação seja garantido, mesmo com a suspensão das aulas presenciais.

Também nesta edição, o ouvinte acompanha explicações do astrofísico João Steiner sobre como aconteceu a formação e evolução das galáxias e o futuro mais provável que as aguarda.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); e Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Radio Terra Livre de Hulha Negra (RN) e Rádio Camponesa, em Itapeva (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Mayara Paixão