Ceará

1º de Maio

Em ato virtual, trabalhadores se manifestam por direitos e contra Bolsonaro

No Ceará, o 1º de Maio Solidário 2020 foi transmitido ao vivo da casa de dirigentes, convidados e artistas.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A ação teve como pautas a defesa da democracia, do Sistema Único de Saúde (SUS), da taxação das grandes fortunas, do direito à segurança, à vida e condições dignas de trabalho. - Foto: Reprodução

No dia 1º de Maio, os trabalhadores ganharam as redes em manifestações por direitos e por melhores condições de trabalhos. Este ano, a data ganhou uma nova característica por conta da crise gerada pelo coronavírus e as vozes que ecoavam nas ruas nos anos anteriores, hoje estão sendo reverberadas pela internet por meio de transmissões realizadas por Centrais Sindicais em âmbitos nacional e estaduais.

No Ceará, o 1º de Maio Solidário 2020 foi transmitido ao vivo da casa de dirigentes, convidados e artistas. A ação foi transmitida pela rede social da CUT Ceará e durante toda a manhã diversos músicos se apresentaram mostrando apoio aos trabalhadores, além disso, foram transmitidos vídeos com entregas de alimentos que foram arrecadados por meio de doações.

Às 11h, teve início bate papo sobre conjuntura política e econômica que contou com a participação do deputado federal, José Guimarães (PT); da deputada federal, Luizianne Lins (PT); da Graça Costa, secretária de organização e política sindical da CUT Brasil e; Wil Pereira, presidente da CUT-CE.

A deputada federal, Luizianne Lins (PT) falou sobre a importância da CPMI das Fake News para combater, principalmente nesse momento, as falsas notícias sobre saúde. Ela afirmou que a CPMI tem muito para oferecer e lembrou que o Facebook e Twitter, pela primeira vez tiraram as postagens do presidente Jair Bolsonaro e de seus filhos, como forma que anular a disseminação de informações falsas. Luizianne também disse que “Esse é um momento de desafio, mas também é um momento para acreditar”. Para ela, é a hora da união e da solidariedade.

O deputado federal, José Guimarães (PT) falou sobre a necessidade da continuidade da luta, mesmo em período de isolamento social, através da internet contra esse governo que, segundo ele, não preza pela vida, e disse que as prioridades para esse momento são: derrotar o governo dentro da Câmara; não deixar de resistir e de lutar, mesmo na quarentena e; não perder a esperança. Guimarães também disse estar empenhado para apoiar o Camilo Santana para tomar todas as medidas necessárias de prevenção.

Graça Costa, secretária de organização e política sindical da CUT Brasil falou sobre a importância da união e da solidariedade e informou que o objetivo é defender a vida das pessoas e proteger a classe trabalhadora, principalmente àqueles que estão na linha de frente, como os profissionais da saúde. Graça também informou que ficou definido que durante esse período de crise, todos os sindicatos que tiverem estruturas apropriadas devem deixar o espaço à disposição da saúde.

Wil Pereira, presidente da CUT Ceará falou sobre a peculiaridade da realização das atividades desse 1º e Maio. Wil encerrou a transmissão informando que a campanha de arrecadação de alimentos, que teve início ontem, conseguiu arrecadar, até o momento, mais de duas toneladas de alimentos. Ele também fez um convite para a realização de panelaço que está marcado para começar às 20h de hoje.

A ação do 1º de Maio Solidário 2020 no Ceará foi organizada pela Frente Brasil Popular, CUT e entidades filiadas, CTB e Intersindical com o tema “Saúde, emprego, renda e democracia: um novo mundo é possível com solidariedade”.

Edição: Monyse Ravena