Coluna

Coronavírus: Câmara aprova medidas importantes para proteger trabalhadores da saúde

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

Hoje o maior risco de colapso do sistema de saúde tem a ver com a infecção dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde - Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Projeto de minha autoria estabelece como obrigatório o fornecimento de equipamentos de proteção

Esta semana vai ficar para história como a semana do "e daí?" que marcou a irresponsabilidade do presidente Bolsonaro diante do fato do Brasil ter ultrapassado a China no número de mortes confirmadas pelo coronavírus.

Continua após publicidade

Se formos analisar o grande crescimento de óbitos sem causa definida, como foi registrado por exemplo na cidade de São Paulo, um aumento 168% de óbitos no mês de março de causas não violentas, certamente o número de óbitos por coronavírus é muito maior no Brasil.

Essa semana marca, mais um vez, a irresponsabilidade do governo federal que cortou o ar dos estados e municípios e dos trabalhadores da saúde no enfrentamento ao coronavírus.

Em função disso, precisamos divulgar e celebrar a aprovação de dois projetos de lei na Câmara dos Deputados que buscam cuidar exatamente dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde.

:: Em silêncio e segurando cruzes, enfermeiros protestam na porta do Planalto ::

Um projeto de minha autoria que estabelece como obrigatório o fornecimento de equipamentos de proteção individual e priorização das testagens dos trabalhadores da saúde para tentarmos evitar a situação crítica que já estamos vivendo de grande ocupação da capacidade instalada de leitos em várias capitais.

:: Profissionais da saúde representam 36% dos casos de covid-19 em Pernambuco ::

A cidade de Recife já ultrapassou 100%, Fortaleza, Manaus e Macapá já entraram em colapso e a cidade de São Paulo já tem 89% de ocupação dos seus leitos pelo coronavírus.

Um grande número de mortes na periferia da cidade de São Paulo que obrigou inclusive a prefeitura a fazer algo que já vinhamos cobrando há meses que o hospital de campanha montado em SP não deveria ser em no bairro nobre do Pacaembu, mas sim na zona leste.

Tinham que reabrir o Hospital Sorocabana na zona oeste, colocar 100% de funcionamento o Hospital de Parelheiros no extremo da zona sul. Tinham que ter acelerado as obras do Hospital da Brasilândia e colocar pra funcionar. Infelizmente nada disso foi feito.

Esse projeto de lei que aprovamos, que ainda vai para o Senado Federal, pode garantir aos trabalhadores e trabalhadoras o direito e a proteção que são fundamentais. Hoje o maior risco de colapso do sistema de saúde tem a ver com a infecção dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde.

O outro projeto que foi uma conquista de uma emenda que nós apresentamos, eu liderei a apresentação e representei a bancada do PT, que é uma emenda que garante o desconto no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) para todos os trabalhadores da saúde que atuam no SUS.

Esse desconto já existia para médico do Saúde da Família, para enfermeiros e professores, e agora se estende a todos profissionais da saúde do ensino superior, que utilizaram o Fies e terão desconto no pagamento enquanto durar a pandemia.

Edição: Leandro Melito