Ceará

Entretenimento

Feriado e quarentena: confira nossas indicações de séries, livros e álbuns musicais

Série do diretor de Corra, o escritor e revolucionário cubano José Martí e livro sobre o peruano José Carlos Mariátegui

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A série “This Is Us” é para quem gosta de romance, drama e comédia juntos. - Foto: Reprodução

Quarentena e um feriado para o descanso do trabalho estão chegando. Pensando nisso, a Redação e colaboradores do Brasil de Fato no Ceará indicaram séries, livros e álbuns musicais para nossos leitores aproveitarem um pouco do tempo para descansar o corpo e a mente. Na nossa lista, tem série do diretor de Corra, o escritor e revolucionário cubano José Martí e um livro sobre o peruano José Carlos Mariátegui.

Livros

Mariátegui, vida e obra
O livro de Leila Escorsim foi editado pela Editora Expressão Popular e nos ajuda a conhecer um pouco do homem e um tanto da obra do revolucionário peruano que foi José Carlos Mariátegui. Mariátegui nasceu em Moquega, no sul do Peru, de família pobre e autodidata. O livro nos mostra como, a partir de 1918, o peruano se orienta resolutamente pelo socialismo. Mariáteghi foi, também, escritor, jornalista e editor de jornais. Forçado a deixar seu país, viajou e morou na Europa no início dos anos 1920, acompanhou o impacto da Revolução Russa e a ascensão do fascismo. Em 1923, volta ao Peru e, em 1928, funda o Partido Socialista do Peru e torna-se seu primeiro Secretário Geral. No mesmo ano, publica sua obra mais conhecida “7 Ensaios da Realidade Peruana”, segundo a autora, a primeira análise concreta de uma realidade econômico-social deste continente baseada no marxismo. Em 1929, funda a Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru (CGTP).

O livro tem o grande mérito de nos apresentar Mariátegui, tão importante e tão pouco conhecido, sobretudo no Brasil. A indicação é da jornalista Monyse Ravena.


O livro tem o grande mérito de nos apresentar Mariátegui, tão importante e tão pouco conhecido, sobretudo no Brasil. / Foto: Arquivo Pessoal

Nuestra América
Jornalista e colaboradora do Brasil de Fato CE, Amanda Sampaio nos convida a conhecer a obra do cubano José Martí, em especial o livro “Nuestra América”, escrito em 1891. “Em tempos de permanência em casa, por que não usar esse portal de viagem tão antigo, porém sempre muito eficaz, que são os livros? Sugiro aqui que possamos conhecer as trincheiras de ideias (que valem mais do que as de pedra) de José Martí, um homem de muitas faces humanas, como tão bem o descreveu Florestan Fernandes”, indica Amanda.

A obra está disponível em português e espanhol. De acordo com Amanda, a obra “nos presenteia com a ideia de ‘Nossa América’, uma América diversa, mestiça e que precisa(va) construir sua alma continental: unida, nutrida de muitos conhecimentos do mundo, mas com raízes próprias”.

Reino dos bichos e dos animais é o meu nome
Stela do Patrocínio foi internada aos 21 anos no Centro Psiquiátrico Pedro II, no Engenho de Dentro, Rio de Janeiro, e transferida, quatro anos depois, em 1966, para a Colônia Juliano Moreira — onde permaneceu até sua morte, em 1992. O que se lê nas páginas deste livro são transcrições de sua fala, gravadas entre 1986 e 1988 pela professora de artes plásticas Neli Gutmacher e sua estagiária Karla Gaguilard, decorrentes de um ateliê montado na Colônia Juliano Moreira. O livro é uma indicação do jornalista e designer, Miguel Cela. “É a sua história que é contada nas páginas desse livro, que tem organização de Viviane Mosé, poeta e filósofa. Uma história de repressão, de abuso, de morte, de castigos e de portões em versos de acordo com as pausas de respiração da Stela”. O livro foi publicado pela Azogue editorial.


O que se lê nas páginas deste livro são transcrições de sua fala, gravadas entre 1986 e 1988 pela professora de artes plásticas Neli Gutmacher e sua estagiária Karla Gaguilard. / Foto: Arquivo Pessoal

Música

Jah-Van
Também integrante do Brasil de Fato CE, Celso Aquino indica o álbum Jah-Van, um projeto do produtor BiD com o músico Fernando Nunes com músicas do cantor Djavan. “Djavan encontrou com Bob Marley e isso é incrível. Infelizmente, esse encontro não existiu em vida do artista jamaicano, mas se concretizou graças ao projeto dos produtores musicais Bid e Fernando Nunes”, explica. O álbum conta com grandes êxitos de Djavan, como Samurai, Azul e Meu Bem Querer, no ritmo do reggae. Criolo, Ivete Sangalo, Chico César e Fernanda Abreu são só alguns dos artistas que emprestaram suas vozes para, segundo Celso, criar o melhor álbum de tributo que se tem notícia. Assim, o disco "Jah-Van: Djavan goes to Jamaica", fez jus ao único pedido do produtor BiD, quando enviou o material para mixagem do especialista em reggae Dennis Bovell: “Queremos um disco para tocar nos bailes e na rádio". Ouçam, apreciem e dancem em casa.

Séries

Hunters
Rodolfo Santana é jornalista colaborador do Brasil de Fato CE e indica a série Hunters, disponível no serviço de streaming da Amazon (R$ 9,90 por mês). A série é produzida por Jordan Peele, cineasta responsável pela direção de títulos como Corra, Nós e também responsável pela produção de Infiltrados na Klan. Segundo Rodolfo, “em Hunters, ele [Peele] aposta numa história que abusa da ironia e da liberdade poética parta contar os planos de uma organização especializada na caça de nazistas em pleno solo norte americano do fim dos anos 1970”. Com uma forte crítica social, Hunters tem no elenco Al Pacino, e Josh Radnor. “Com um roteiro deslumbrante, personagens carismáticos e um final de temporada de explodir a cabeça, Hunters merece sua aposta, mesmo que seja para ver como um simples jogo de xadrez pode virar uma memória sádica dos tempos do holocausto”, finaliza Rodolfo.

This Is Us
Lançada em 2016, a série “This Is Us” narra a história do casal Rebecca (Mandy Moore) e Jack (Milo Ventimiglia), e de seus filhos: Kevin, Kate e Randall. A narrativa intercala passado, presente e futuro. A indicação é de Francisco Barbosa, repórter do Brasil de Fato Ceará: “Ao longo das temporadas, a trama nos apresenta cada personagem de uma forma muito íntima, revelando segredos, dificuldades, superações e traz diversos debates como relação com o alcoolismo, racismo, adoção, obesidade, inseguranças entre outros”. Ainda segundo Francisco, “This Is Us” é para quem gosta de romance, drama e comédia juntos. A série é produzida pela National Broadcasting Company (NBC) e, no Brasil, está disponível na Amazon Prime.

Unorthodox
Um dos lançamentos da Netflix é o seriado Unorthodox, em quatro episódios sobre uma jovem mulher judia que cresceu em uma comunidade ortodoxa nos Estados Unidos, mas sai numa jornada para Alemanha. Quem indica a série para nossa lista é Lívio do Sertão, produtor cultural e colaborador do Brasil de Fato. Segundo ele, “o seriado em iídiche, língua utilizada pelos judeus ultraortodoxos, é cheio de reviravoltas. A Esty, personagem principal, passa por várias situações difíceis ao tentar se encaixar em sua comunidade, mas sem ter sucesso, e ao ir para Berlim, ela mergulha de cabeça na descoberta do mundo que antes lhe era proibido”. O seriado foi inspirado na vida de Deborah Feldman e, ainda segundo Lívio, “é de uma beleza absurda, com uma câmera bem próxima, viva, cenários deslumbrantes, sem falar no olhar sobre uma Alemanha marcada pelo holocausto”.

Edição: Marcos Barbosa