Rio Grande do Sul

Coronavírus

Cooperativa Univens doa máscaras de algodão orgânico para proteger da covid-19

Produção inicial foi de 600 unidades e, hoje a cooperativa já tem uma previsão de confecção de 12 mil máscaras

Porto Alegre | BdF RS |
Costureira da Univens confecciona máscaras de algodão orgânico para doação - Divulgação

Solidariedade é a palavra que move a Cooperativa de Costureiras Unidas Venceremos (Univens) desde que foi criada há 24 anos. Esta cooperativa de 23 mulheres que integra a rede de algodão orgânico Justa Trama, cuja sede fica na periferia de Porto Alegre (RS), decidiu que as máquinas de costura não poderiam ficar paradas em tempos de pandemia.

Distanciadas fisicamente para evitar a propagação da covid-19, mas juntas na determinação de fazer a sua parte para contribuir na preservação da vida, as costureiras da Univens estão produzindo e doando máscaras de algodão orgânico para proteção contra o novo coronavírus. A distribuição é feita para pessoas em situação de rua, trabalhadores autônomos, catadores, hospitais e postos de saúde da comunidade e de outros bairros da cidade.

As máscaras estão também disponíveis para venda a particulares, já que as costureiras vivem desse trabalho e dependem da remuneração para seu próprio sustento. Existe ainda a possibilidade de instituições ou pessoas comprarem lotes de máscaras para doação – neste caso, a instituição ou pessoa paga por um valor referente a um número “x” de máscaras e faz a doação, ou a Cooperativa se encarrega de encaminhar para entidades que atendam populações carentes ou trabalhadores que necessitem de proteção.  

A Univens poderia ter feito as máscaras com TNT, mas decidiu pelo algodão orgânico porque tem a vantagem de ser um produto 100% natural, que pode ser lavado, passado e reutilizado. O grupo começou com uma produção de 600 unidades para doação e, ao final da primeira semana, a cooperativa já tinha uma previsão de produção de 12 mil máscaras de algodão orgânico a pedido de um apoiador que vai remunerar o trabalho das costureiras e redistribuir gratuitamente as máscaras.

“Talvez esse seja o momento de se discutir porque essa sociedade é tão desigual. Com certeza, muitos que estão com uma boa gordura dessa riqueza têm que se fazer presentes”, afirma Nelsa Nespolo, diretora e uma das fundadoras da Univens. “Ao mesmo tempo, a situação atual é um chamado para que a gente cuide do planeta, porque ele também grita por cuidados. Quando fazemos essas máscaras com algodão orgânico estamos dizendo que é possível fazer um mundo com mais cuidado, e que esses vírus e pragas que de tempos em tempos ameaçam a humanidade são um alerta para que haja uma mudança de comportamento”, acrescenta.

Quem precisar de doações ou quiser fazer pedidos de compra das máscaras, pode entrar em contato pelo fone/whatsapp (51) 99834.6879.

Confira também vídeo com Nelsa Nespolo.

Edição: Katia Marko