Ceará

Pandemia

Cearenses organizam campanhas de solidariedade para ajudar população vulnerável

Doações de alimentos, material de limpeza e higiene e contribuições em dinheiro são recolhidas por várias entidades

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
No Ceará, diversas organizações, entidades e movimentos populares tem se organizado para se solidarizar com a população em situação de vulnerabilidade - Altemar Alcantara.Semcom

No Ceará, diversas organizações, entidades e movimentos populares tem se organizado para se solidarizar com a população em situação de vulnerabilidade econômico social durante a pandemia do novo coronavírus. Doações de alimentos não perecíveis, material de limpeza e higiene, álcool gel, máscara e contribuições em dinheiro que serão destinadas, por exemplo, às comunidades periféricas, pessoas em situação de rua e crianças em condições vulneráveis estão sendo recolhidas por várias entidades.

A Frente Brasil Popular lançou, recentemente, a campanha Periferia contra o coronavírus, um mutirão de solidariedade pela vida. Eles pretendem arrecadar recursos, alimentos e materiais de higiene para distribuição em várias cidades do Ceará. Segundo Rogério Babau, militante da Consulta Popular, “é nesse momento decisivo que precisamos exercitar cada vez mais a solidariedade com irmãos e irmãs trabalhadoras, moradoras das periferias”. O ponto de referência é o Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto.

Para Manoel Torquato, coordenador da Organização O Pequeno Nazareno, que é referência no atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua, uma preocupação é a proteção deste grupo, “uma vez que a principal recomendação da OMS é para que as pessoas fiquem em casa em isolamento social, mas, e quem não tem casa, e quem não tem como lavar as mãos, como vai se proteger? E se tudo fechar onde ir buscar comida? Em Fortaleza, especialmente, existe inúmeros grupos que vão as ruas e praças distribuir alimentação para as pessoas em situação de rua, mas esses grupos, pararam de circular, deixando ainda mais vulnerável os moradores de rua”.

Por visualizar tantas ações que algumas entidades, entre elas a Cáritas e a Pastoral do Povo de Rua, estão criando uma rede para propagar as diversas iniciativas de solidariedade em todo o estado do Ceará. Segundo Lídia Rodrigues, que compõe a Rede Contra o Corona, a ação terá duas linhas, a primeira é a organização para ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade social, a segunda é cobrar do poder público medidas de assistência, saúde e moradia. Nos próximos passos, está a construção, por estudantes da Escola Estadual José de Barcelos de um site e aplicativo que reunirá informações acerca das campanhas de solidariedade. Rodrigues conclui, “como é um problema de saúde pública, a possibilidade de saída é coletiva, solidária, para que todas pessoas tenham condição de sobrevivência”.

Doações

Frente Brasil Popular
Doações no Centro de Formação Frei Humberto
Rua Paulo Firmeza, nº 445
São João do Tauape - Fortaleza/CE

Organização O Pequeno Nazareno
Bradesco
Agência 1579-2
Conta Corrente 4050-9

Pastoral do Povo da Rua 
Banco do Brasil 
Agência 2793-6 
Conta Corrente 120.465-3 
CNPJ 10.945.649/0001-39 

Edição: Monyse Ravena