Ceará

SUS

Prefeitura de Fortaleza anuncia expansão de UPA’s para pacientes com covid-19

Construção de anexos nas UPA’s, admissão de profissionais da saúde e compra de material hospitalar estão entre as ações

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
De acordo com Roberto Cláudio, haverá o incremento dos profissionais nas unidades - Divulgação

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), anunciou em transmissão ao vivo pela internet na noite desta quarta (25) um pacote de medidas para contenção da transmissão do novo coronavírus na capital cearense. Construção de anexos nas Unidades de Pronto Atendimento (Upa) geridas pelo município, contratação de novos profissionais da saúde e compra de material hospitalar, como kits de teste rápido para o Covid-19, estão entre as medidas anunciadas.

Das seis Upas em funcionamento em Fortaleza, cinco delas receberão adição de novos leitos, todas devem ser entregues ainda em abril (confira o cronograma ao fim da matéria). Segundo o prefeito, foi procurado espaços nas proximidades das unidades para que se pudesse construir a estrutura para acomodação de novos pacientes. Três unidades receberão 20 novos leitos, sendo elas, a UPA do Dendê, no Bairro Edson Queiroz, UPA do Bom Jardim, UPA do Vila Velha. Além delas, outras duas unidades do Jangurussu e do Itaperi receberão 40 novos leitos. 

De acordo com Roberto Cláudio, haverá o incremento dos profissionais nas unidades, "em virtude do aumento, muito possível e que já está se confirmando, da incidência do coronavírus e em virtude também do aumento das viroses em geral nesse primeiro semestre do ano, a gente faria pela primeira vez na história das UPAs do município, um anexo, uma expansão, não só de leitos, mas também de profissionais."

Outra medida anunciada foi a colocação em atividade de 75 novos médicos para o Programa Saúde da Família (PSF), que devem atender nos postos de saúde das localidades de maior vulnerabilidade, os recém contratados devem entrar em atuação ainda no dia 26 de março em conjunto com as equipes de saúde da família e comunidade que estão desfalcadas.

O prefeito ainda apresentou a compra de 15 mil kits de testes rápidos para detecção do novo coronavírus, que devem chegar dia 6 de abril. Segundo ele, "esses kits de exames vão ajudar a gente a cuidar da saúde de nossos profissionais, ao mesmo tempo que a gente vai conseguir manter uma força maior de trabalho, trabalhando na ponta, nos hospitais, nas emergências, ao passo também que a gente vai reduzir também a contaminação no ambiente hospitalar e ambulatorial."

Cronograma de entrega da expansão nas UPAs

Dia 3/04: UPA do Dendê, no Bairro Edson Queiroz
Dia 13/04: UPA do Bom Jardim
Dia 23/04: UPA do Vila Velha
Dia 24/04: UPA do Jangurussu
Dia 30/04: UPA do Itaperi

Edição: Monyse Ravena