Jogos

Comitê Olímpico adia Olimpíadas de Tóquio para 2021 por pandemia de coronavírus

"Para proteger a saúde dos atletas, de todos os envolvidos e da comunidade internacional ", anunciou o COI

|
Premiê do Japão, Shinzo Abe, conversou com presidente do COI sobre adiamento das Olimpíadas - Fabrice Coffrini/AFP

O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou nesta terça-feira (24) o adiamento para 2021 das Olimpíadas de Tóquio em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Continua após publicidade

A decisão aconteceu após uma teleconferência entre o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente do COI, Thomas Bach. As Olimpíadas estavam agendadas para ser disputada entre os dias 24 de julho e 9 de agosto.

:: Leia mais: "O que você precisa saber sobre o coronavírus"::

"Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da 32ª Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional ", anunciou o COI.

Os Comitês Olímpico e Paralímpico do Canadá, por exemplo, informaram que não enviariam seus atletas caso os Jogos fossem disputados em 2020.

:: Leia também: CBF suspende competições nacionais por tempo indeterminado em razão do coronavírus ::

Com 33 esportes, as Olimpíadas seriam disputadas por cerca de 11 mil atletas de diversos países. O COI e o Comitê Organizador de Tóquio esperavam receber até cinco milhões de pessoas para a competição.