Ceará

Coronavírus

Com 9 casos confirmados, governo do Ceará apresenta medidas contra o Coronavírus

Em decreto, o governo do estado determinou Estado de Emergência de Saúde Pública no Ceará e suspensão de aulas

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Camilo Santana informou que também será criada uma rede de teleatendimento em saúde da Sesa, ampliando o atendimento online. - Fotos: Carlos Gibaja e Thiara Montefusco/Gov-CE

Na segunda-feira (16) o governador do estado do Ceará, Camilo Santana, apresentou em coletiva de imprensa as medidas preventivas tomadas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. Até o momento, o Ceará tem nove casos confirmados do Coronavírus. Além disso, também foi determinado Estado de Emergência de Saúde Pública no Ceará. Camilo Santana afirmou que as ações preventivas serão coordenadas pela autoridade sanitária estadual, o secretário de saúde, Dr. Cabeto, juntamente com as instituições e órgãos envolvidos no comitê.

Entre as principais medidas preventivas apresentadas pelo comitê, foi informado que estão suspensos qualquer evento público no Ceará que reúna 100 pessoas ou mais no mesmo ambiente. Também foram suspensas atividades em escolas e universidades públicas, estaduais e municipais a partir de quinta-feira, 19. Remendou-se que as escolas particulares também façam o mesmo. A suspensão das atividades está prevista para acontecer pelos próximos 15 dias. 

Camilo Santana informou que pelos próximos 30 dias, a partir de hoje, 17, estão suspensas as visitas às unidades prisionais do Estado. A medida foi um acordo com o Poder Judiciário, Defensoria e Ministério Público. Servidores públicos, com idade igual ou superior a 60 anos, deverão trabalhar de casa, quando possível. Também foi cancelado viagens nacionais e internacionais de servidores públicos. O governador também informou à Anvisa a necessidade de cancelamento de voos internacionais para o Estado.

Estão suspensas as férias de todos os servidores de saúde do Estado, a medida, de acordo com Camilo, é para preparar leitos, UTIs e equipes de saúde para atender as demandas que surgirão. Sobre o transporte público, decreto apresenta a obrigatoriedade de higienização dos transportes pelo menos uma vez ao dia.

Diariamente, a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) irá publicar sempre às 17h, o boletim epidemiológico do Ceará. Além disso, Camilo Santana informou que também será criada uma rede de teleatendimento em saúde da Sesa, ampliando o atendimento online para diminuir a procura as unidades públicas. A Sesa já disponibiliza, desde o dia 10 de março, canais de atendimento à população que queiram tirar dúvidas sobre o Coronavírua, pelos telefones: (85) 3219-5973/8582 ou (85) 98439-0422. O atendimento é diário, das 7h às 19h.

Para mais informações sobre Coronavírus acesse: www.saude.ce.gov.br/coronavirus-covid-19/

Edição: Monyse Ravena