Ceará

Indígena

Exposição sobre Povo Tremembé retorna à Fortaleza

A exposição permanece até o dia 07 de abril, no Centro de Humanidades, no Campus Fátima da UECE, em Fortaleza

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A exposição retrata os modos de vida, saberes, a ligação com a Mãe Terra e o respeito à vida que marcam a história e a vida dos povos originários do Ceará. - Foto: Marcos Vieira

Depois de sete meses transitando entre os campi da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a exposição fotográfica Iandé Á’Tã Joaju — Juntos Somos Fortes retorna a capital cearense a partir de hoje (07) e permanece até o dia 07 de abril, no Centro de Humanidades, no Campus Fátima da UECE, em Fortaleza, com entrada gratuita. A exposição retrata, a partir de fotografias feitas no povo Tremembé da Barra do Mundaú (Itapipoca/CE), os modos de vida, saberes, a ligação com a Mãe Terra e o respeito à vida que marcam a história e a vida dos povos originários do Ceará.

“Para nós Tremembé da Barra do Mundaú, esta exposição de fotografias tem um significado importante para a luta que fazemos em defesa de nosso território, pois a mesma retrata elementos que mantém viva a nossa esperança de um dia ter nossa terra demarcada”, conta a jovem liderança indígena Mateus Tremembé. E continua: “estamos super felizes por ver a nossa cultura e tradição sendo apreciada e exposta dentro da Universidade Estadual do Ceará”.

As fotografias da exposição são de autoria de Marcos Vieira. Sobre elas, o jornalista e escritor Flávio Paiva escreve, na apresentação da exposição, que elas são “essencialmente uma reafirmação do lugar do olhar imerso em matizes culturalistas, aproximando o que está dentro com o que está fora da imagem”. Ainda segundo Flávio, “cada imagem captada por ele não é apenas um gesto de corte do real, mas uma religação de histórias, de memórias e de imaginários”.

A exposição é realizada pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador – Cetra, através do projeto Ação Tremembé, em parceria com o Povo Tremembé da Barra do Mundaú e apoiada pela União Europeia, Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário — SDA e Universidade Estadual do Ceará.

Edição: Monyse Ravena