Ceará

Equipamento

Novo Centro Cultural está em construção em Juazeiro do Norte

Antigo prédio de estação ferroviária segue em obras até julho deste ano

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Após o a conclusão das obras, espera-se que o prédio tenha três ambientes livres para visitação pública. - Divulgação\Prefeitura de Juazeiro do Norte


A antiga Estação da Rede Ferroviária Federal (Reffsa) de Juazeiro do Norte está em obras para a construção do novo Centro de Cultura Daniel Walker, em homenagem ao professor, considerado um dos maiores estudiosos da história de Juazeiro do Norte e de padre Cícero. O espaço seguia abandonado por vários anos até ser feita uma proposta de revitalização para circulação cultural que tramitava desde 2017. A Secretaria de Cultura, em anúncio oficial, informou que a construção está em andamento, com previsão de finalização até julho de 2020. 
Em entrevista à Rádio Progresso FM em Juazeiro do Norte Renato Fernandes, atual secretário de cultura do município, falou que a revitalização do espaço servirá para dar mais visibilidade ao local, ampliando também a circulação de pessoas para apreciação de exposições e outras manifestações culturais. “Um espaço que será valorizado por competência pública tem um valor sublime por entender que precisamos de espaços e políticas públicas que dignifiquem a arte e artistas.” destaca a fotógrafa e realizadora audiovisual Nívia Uchôa.

Valorização Cultural
 “A comunidade necessita de espaços destinados a apreciação e manifestação cultural. Ter locais com tais objetivos instiga vários pontos, entre eles: formação de plateia e valorização da classe artística em suas diferentes linguagens.” explica Bette Gomes, narradora de histórias da Cia Luz do Conto. 
Após o a conclusão das obras, espera-se que o prédio tenha três ambientes livres para visitação pública, sendo que em um deles servirá como um ponto de memória, destacando uma exposição permanente sobre a história das linhas férreas no Ceará contando também a origem da estação de Juazeiro do Norte e sua importância para o desenvolvimento da cidade. O Centro contará ainda com um local para outras exposições de curta duração e um restaurante.  


 

Edição: Monyse Ravena