Olimpíadas

Atletas cearenses em busca do ouro nas Olimpíadas de Tóquio 2020

O Ceará conta com representantes no surfe, triatlo, vôlei de praia e hipismo

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O Ceará já conta com atletas que conquistaram medalhas olímpicas, três ao todo e todas no vôlei de praia.
O Ceará já conta com atletas que conquistaram medalhas olímpicas, três ao todo e todas no vôlei de praia. - Foto: Divulgação/Secretaria Especial do Esporte

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no Japão, acontecem de 24 de julho a 09 de agosto deste ano. A competição chega a sua 32ª edição e o Ceará conta com representantes no surfe, triatlo, vôlei de praia e hipismo.

No triatlo, a chance de medalha está com a dupla Vittoria Lopes e Manoel Messias. Os dois atletas conquistaram a medalha de ouro no Pan-Americano de Lima, no Peru, realizado em julho de 2019. A conquista veio na prova de revezamento misto de triatlo onde a dupla compôs a equipe vencedora ao lado de Lusia Baptista e Kaue Willy. Ainda no Pan-Americano de Lima, os dois atletas conquistaram a medalha de prata nas provas individuais, se tonando assim uma grande promessa de medalha cearense. Outra possibilidade de medalha aparece no vôlei de praia com a dupla formada pela cearense Rebecca Cavalcante e a mineira Ana Patrícia. A dupla já conquistou duas etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia.

Outra expectativa de conquista da medalha de ouro está com o cavaleiro Marlon Zanotelli, que conquistou a primeira medalha de ouro do país na prova individual de saltos no hipismo em Jogos Pan-Americanos na edição de Lima, em 2019. O atleta, que é maranhense, porém, radicado no Ceará foi revelado no hipismo cearense.

Nesta edição, os jogos olímpicos contam com a estreia de quatro modalidades: surfe, escalada, skate e beisebol. Com o acréscimo desses novos esportes, o Ceará ganhou mais uma chance de medalha. No surfe, nosso maior nome é a atleta, Silvana Lima, surfista natural de Paracuru que já foi eleita oito vezes a melhor do país.

Cearenses com medalhas olímpicas

O Ceará já conta com atletas que conquistaram medalhas olímpicas, três ao todo e todas no vôlei de praia. Primeiro com Shelda, ao lado de Adriana Behar, com as pratas em Sydney 2000 e Atenas 2004. Depois Márcio Araújo com Fábio Luiz, em Pequim 2008, também conquistando a medalha de prata.

Edição: Monyse Ravena