Futebol

Campeonato Cearense de Futebol 2020 tem início em 5 de janeiro

A primeira fase vai reunir oito times; Ceará e Fortalezam entram na segunda etapa

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
O campeão da primeira fase garante vaga na Copa do Brasil de 2021
O campeão da primeira fase garante vaga na Copa do Brasil de 2021 - Foto: Leonardo Moreira/FortalezaEC

O Campeonato Cearense de Futebol 2020 já tem data certa para acontecer. A competição tem início no dia cinco de janeiro e reunirá oito times da elite cearense durante sua primeira fase, são eles: Barbalha, Ferroviário, Atlético-CE, Guarany de Sobral, Floresta, Horizonte, Caucaia e Pacajus. Nessa fase, as equipes se enfrentam somente uma vez, totalizando sete jogos para cada equipe, se encerrando no dia 26 de janeiro. Ceará e Fortaleza só entram na disputa a partir da segunda fase, que se inicia no dia 29 de janeiro.

Continua após publicidade

A competição se dará da seguinte forma: os seis primeiros colocados da primeira fase se classificam para a próxima e os dois últimos colocados serão rebaixados para a segunda divisão do Campeonato Cearense. Além disso, o campeão da primeira fase garante vaga na Copa do Brasil de 2021. Já na segunda fase, as oito equipes classificadas irão disputar por uma vaga no G-4. Os quatro melhores avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogo único. Nessa fase, o mando de campo fica por conta do time que realizou a melhor campanha na segunda fase. A grande final do campeonato será definida em partidas de ida e volta.

A competição já começa com todos os times se enfrentando logo no primeiro dia. As partidas da rodada inicial serão entre: Ferroviário x Atlético/CE, que fazem o confronto da capital cearense; Caucaia x Pacajus, que reprisam a decisão da Série B do Cearense. Na ocasião, Caucaia saiu vencedor e se consagrou campeão; Barbalha x Floresta e; Horizonte x Guarany fecham a rodada.

Fortaleza é o atual campeão cearense. Na decisão do Estadual de 2019, o Leão do Pici venceu as duas partidas contra o Ceará e levantou pela 42º vez o troféu de campeão do Campeonato Cearense em sua história, diminuindo a vantagem do Ceará no ranking de títulos cearenses. O maior campeão da competição é o Ceará, com 45 títulos. Fortaleza aparece em segundo lugar com 42, seguido pelo Ferroviário com nove títulos. Desde 1996 há uma hegemonia de títulos que se revezam entre Fortaleza e Ceará. O último título que não foi conquistado por eles foi em 1995, onde o Ferroviário terminou campeão da competição.
 

Edição: Monyse Ravena