Pernambuco

cultura negra

Noite dos Mestres do Apito terá programação dedicada à Consciência Negra

Evento acontece nesse sábado (23), em Nazaré da Mata

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A edição desse sábado (23) terá oito horas de duração e vai até a manhã do domingo
A edição desse sábado (23) terá oito horas de duração e vai até a manhã do domingo - Divulgação

A programação cultural do projeto Noite dos Mestres do Apito, que acontecerá neste sábado (23), em Nazaré da Mata, na Zona da Mata, entra na sua quarta edição consecutiva. E, desta vez, o evento presta uma homenagem especial ao Dia da Consciência Negra, comemorado na última quarta-feira, (20) de novembro. Na ocasião, mestres de maracatus rurais da cidade e região, promovem uma noite especial dedicada à arte e poesia aos rituais que servem de raízes às tradições culturais. O ensaio, aberto ao público, acontecerá na sede do Maracatu Águia Dourada de Nazaré da Mata, bairro do Sertãozinho, .

O projeto, coordenado pela produtora Cilda Trindade, conta com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Governo do Estado; e apoio da Prefeitura de Nazaré da Mata. Nesta edição, o ensaio recebe como convidado especial da noite, o Mestre de Maracatu André de Lica, do Maracatu Estrela da Serra, de Açudinho, Zona Rural de Tracunhaém, que vai comandar o show de poesia até às 5h da manhã do domingo (24). André milita no maracatu desde os anos 2000 e em quase duas décadas já foi contra-mestre dos maracatus Leão Brasileirinho de Nazaré da Mata e Pavão Vencedor de Nazaré da Mata. E entre os anos 2013 a 2014, o Maracatu Leão Teimoso de Paudalho, em Chã de Guadalajara, também foi agraciado por ter mestre André de Lica como guardião da nação.

Para intercalar as apresentações, o público confere, também, a apresentação do mestre da escola das novas gerações de poetas da região, Emerson Luiz de Freitas Júnior, de 23 anos, conhecido como Leu, do Maracatu Águia Dourada de Nazaré da Mata. O grupo Coco da Mata, de Nazaré da Mata será atração que vai abrir a programação, a partir das 21h.

Edição: Vanessa Gonzaga