Férias

Confira sete passeios gratuitos para curtir as férias escolares em Natal (RN)

Museus, memoriais e parque para conhecer a história, cultura e natureza da capital potiguar

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Parque da Cidade, um dos grandes monumentos da cidade para se conhecer
Parque da Cidade, um dos grandes monumentos da cidade para se conhecer - Arquivo parque da Cidade/Divulgação

Com o fim do primeiro semestre, as férias escolares são ideais para viajar, descansar e conhecer mais um pouco da cidade onde moramos. Em Natal, são várias atividades culturais e de lazer gratuitas. Além das praias, a capital potiguar tem sua história registrada em diferentes museus. O Brasil de Fato fez uma seleção de passeios para o mês de julho. Confira!

Museu de Cultura Popular
Inaugurado em 2008, tem o objetivo de preservar a cultura popular potiguar. Nos mais de 350 metros quadrados, são expostas 1.500 peças com autoria de centenas de artistas populares. Há, ainda, os "totens eletrônicos", com um acervo de textos, fotos e vídeos sobre vida e obra de artistas do estado. Também dispõe de espaço para exposições temporárias. Fica localizado no Largo Dom Bosco da Praça Augusto Severo, na Ribeira. Aberto de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. 

Foto: Rogério Vital/Prefeitura do Natal

Memorial Câmara Cascudo
Criado em 1987, o memorial se propõe a reunir informações sobre a vida e obra do folclorista e historiador Câmara Cascudo. Fica na Praça André de Albuquerque, 30, Centro. No andar térreo funciona um museu de folclore e cultura popular, além de exposição de objetos pessoais e homenagens a Cascudo. Há, ainda, um atelier de artes plásticas, com cursos de desenho e pintura. No andar superior são exibidos vídeos e documentários. Aberto de segunda a sexta-feira das 8 às 17h, aos sábados das 8 às 13h. 

Foto: GoogleStreetView/Divulgação

Museu de Arte Sacra do RN
Instalado na Igreja Santo Antônio, traz exposição de objetos de arte religiosa, preservados devido à importância histórica. No acervo, os visitantes irão encontrar imagens dos séculos XVII ao XX, pinturas, alfaias, mobiliário e utensílios do culto religioso. Parte das imagens foi doada pela Igreja de Extremoz. Se destaca o quadro de N. Sra. dos Prazeres, da antiga catedral Goianinha. Localizado na rua Santo Antonio, 698, Cidade Alta. Aberto de terça a sábado, das 9h às 17h. 

Foto: SETUR/Divulgação

Museu do Brinquedo Popular 
Situado no IFRN Campus Natal Cidade Alta, o museu abriga um acervo de mais 300 brinquedos e brincadeiras populares e artesanais, de vários municípios do RN. São bonecos e acessórios, representações de brinquedos feitos de ossos de animais, miniaturas de utensílios domésticos, armas de caça, brinquedos de transportes terrestres, aquáticos, sonoros e diversos jogos. Aberto de segunda a sexta, das 9 às 21h e nos sábados das 9 às 12h. 

Foto: IFRN

Instituto Histórico e Geográfico do RN
Também conhecido como "Casa da Memória", foi fundado em Natal em 1902 e é a mais antiga entidade cultural do estado. Abriga uma coleção museológica, documental e bibliográfica da história e cultura do RN. O acervo é composto por esculturas, adereços, artefatos, telas, retratos, fotografias, documentos e livros, fruto de doações. Fica na rua da Conceição, 622, Cidade Alta. Abre de segunda a sexta de 8h às 17h e aos sábados de 9h às 16h. 

Foto: SETUR

Museu Câmara Cascudo
Vinculado à UFRN, o museu tem como objetivo conservar, investigar, expor e divulgar o patrimônio histórico, natural e cultural do RN. O museu presta serviços científico-culturais à comunidade local e aos visitantes, e conta com exposições abertas ao público. O acervo é formado por coleções antropológicas, arqueológicas, geológicas e paleontológicas. Fica na avenida Hermes da Fonseca, 1398, Tirol. Aberto de terça a sexta, das 8h30 às 17h30. Sábados e domingos das 12h30 às 17h30.

Foto: Divulgação

Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o parque ocupa 64 hectares e é uma Unidade de Conservação Municipal. Foi inaugurado em 2006 e, após período interditado, foi reinaugurado em 2014. Fica entre os bairros de Candelária, Cidade Nova e Pitimbu, na av. Pref. Omar O'Grady. Além dos espaços naturais, o parque conta com auditório, centro de educação ambiental e um monumento com 45 metros de altura, constituindo memorial da cidade e mirante. Aberto todos os dias das 5 às 18h.

Foto: Arquivo parque da Cidade
 

Edição: Marcos Barbosa