Rio Grande do Sul

GREVE GERAL

Mídia comercial gaúcha da destaque à Greve Geral nos noticiários da manhã desta sexta

Cobertura dos meios de comunicação foca nos bloqueios do transporte público e desobstruções de vias e trem

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Trancaço em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre
Trancaço em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre - Foto: PRF / Divulgação

Todas as emissoras de rádio e televisão do Rio Grande do Sul amanheceram transmitindo acontecimentos ligados a Greve Geral contra a reforma da Previdência nesta sexta-feira (14). Focaram principalmente nos bloqueios às garagens do transporte publico e nos esquemas da Brigada Militar para desobstruir estradas e linhas de trens. As TVs Record e a Gaúcha focaram no Rio Grande do Sul e a Band na situação de São Paulo.

Segundo as informações divulgadas, pelo menos 150 cidades gaúchas ficaram sem transporte nas primeiras horas da manhã. A Brigada Militar utilizou a tropa de choque para “dialogar” com os manifestantes na frente das garagens, com bombas de gás lacrimogênio e jatos de água. 54 pessoas foram presas na capital e outras seis foram detidas em Sapucaia do Sul. Estas últimas, acusadas de atearem fogo na linha do trem. O esquema repressivo montado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) é maior do que o de seu antecessor.

Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Erechim, Uruguaiana, entre outras não tiveram transporte público com a  adesão dos rodoviários ao movimento. Nos comentários, os apresentadores de rádio e televisão, dizendo-se independentes, julgavam as manifestações em vez de apenas informarem. Nos noticiários das oito horas da manhã, todas as emissoras divulgaram um balanço da mobilização que deverá continuar por todo o dia e culminará com atos no final da tarde.

* Colaboração de Walmaro Paz

Edição: Marcelo Ferreira