Pernambuco

Tradição

Festival Ejilá Osé Oborá, em homenagem a Xangô, inicia nesta sexta-feira (14)

Atividades vão até domingo (16); em 2019, celebração traz como tema a defesa da liberdade do ex-presidente Lula

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Afoxé Oyá Tokolêse apresenta na celebração
Afoxé Oyá Tokolêse apresenta na celebração - Danilo Oliveira/Divulgação Oyá Tokolê Afoxé Owo

Nos dias 14, 15 e 16 de junho, acontece o Ejilá Osé Oborá e a fogueira sagrada do Rei, festival em homenagem a Xangô, atividade religiosa, política e cultural que existe desde 1995. Conhecido como o senhor do Fogo, dos Raios, dos trovões, da fartura e da Justiça, Xangô é um dos orixás mais populares do mundo. A fogueira sagrada se tornou o maior festival da América Latina em sua devoção.
O Ejilá Osé Oborá é um reconhecimento de fé, cuja manutenção ancestral tem enfrentado barreiras por conta da intolerância a religiões de matriz africana e o racismo. De acordo com Igor Prazeres, da Roça Oxaguiã Oxum Ipondá, que participa da organização do evento, a celebração ‘‘coloca o candomblé na rua, para trazer fartura onde há fome, o bem onde há o mal, e justiça onde há injustiça”, afirma. 
Igor defende, ainda, que a celebração das tradições de matriz africana ganha um significado especial em um contexto político como o atual. “Para combater esses momentos obscuros que a gente vive hoje e fazer com que o povo saúde nessa data a sua luta, a sua resistência, para manter as religiões de matriz africana sempre vivas, com seus cultos, seus rituais e suas tradições”, reforça.
O evento acontece no mês de junho e é sincretizado com o São João. Na sexta-feira (14), a programação acontece na Roça Oxaguiã Oxum Ipondá, às 19h, com o Corte do Romã, louvação com os 12 ilús para o Rei Xangô. 
No sábado (15), a festa acontece na Torre Malakoff. A abertura inicia às 8h, com Louvação aos Orixás. Às 12h, tem queima de fogos com louvação com os 12 ilús para o Rei Xangô. Às 16h, oficina de dança Ajô Nagô. Em seguida, a missa ecumênica com o Padre Clóvis, às 18. No restante do dia, apresentações de afoxés, coco, maracatus, entre outras atividades culturais.
No domingo (16), último dia de celebração, começa às 16h o Toque Oficial ao Grande Rei Xangô e, às 18h, queima da fogueira ao som de clarim. Tem, ainda, degustação de Amalá – papa preparada a base de farinha de mandioca e água – e Beguirí – preparado com quiabo, castanha, amendoim, camarão e carne bovina, excessivamente com azeite de dendê e temperado com cebola, cebolinha, pimenta e sal – do início ao fim. 
Neste ano, o Ejilá Osé Oborá traz como tema luta pela liberdade do ex-presidente Lula da Silva, preso político. De acordo com Igor Prazeres, a Roça Oxaguiã Oxum Ipondá resolve assumir a luta pela liberdade do ex-presidente Lula “pela liberdade dessa ideia que foi implementada no seu governo, de combater o racismo, o preconceito e a intolerância”. “Somos uma casa de tradição, de respeito, de responsabilidade, que não foge aos seus deveres religiosos, culturais e políticos de reconhecer em um presidente que está preso politicamente todos os seus acertos para o povo negro. [Lula] assumiu as bandeiras das populações negra, indígena, LGBT, e dos menos favorecidos e transformou esse país em um Brasil soberano” conclui.

Edição: Monyse Ravena